O post “Dor como Modelador Humano” buscará refletir sobre aprendizagem e sabedoria prática na vida. Existem estudos psicológicos e filosóficos que colocam a dor e o amor como questões centrais no aprendizado pessoal e na modelagem da moral, da ética e do caráter humano. Tema de grande relevância aos tempos atuais onde milhões de pessoas, no Brasil e mundo, convivem com graves problemas nestas áreas e as dolorosas consequências. Questões como a fraternidade e a empatia são evidenciadas em momentos de crises, doenças, injúrias, etc… Mas a dor quando é com os outros, você não faz idéia do quanto é danosa. Só a pessoa doente, sofrendo ou ofendida em sua honra, sabe o quanto dói. Aqui, cabe ressaltar, o quanto é profunda e sem limites a dor moral; mas as dores, quase sempre, são transformadoras da personalidade humana – para o bem ou para o mal. Refletindo sobre as dores física e moral, a primeira é mais tratável. A cura da dor moral é muito difícil, senão impossível na maioria dos casos. Uma condenação legal (jurídica), por exemplo, serve apenas como satisfação aos outros, ao meio social em que se vive. Para o ofendido, um breve bálsamo. Transmuda-se em cicatriz invisível, e fica para sempre.
DOR versus Aprendizagem: 5 Dicas / Reflexões:
1) Dor nos faz crescer ? : Via de regra a dor nos ensina a mudar e a sermos melhores. Sim, é verdade, a dor nos faz crescer! A dor nos faz amadurecer e enxergar a vida e as pessoas de maneira diferente, de uma forma nova e transformadora. Como isso é possível? Quando não ficamos presos ao sofrimento, mas usamos dele como um meio e uma oportunidade dados por Deus para sermos melhores e tirarmos algo bom dele. Mergulhar na dor e ficar presos a ela não é bom nem positivo para nossa maturidade de cristãos, de homens e mulheres que buscam uma vida nova. Que dor, hoje, você está a viver ? Saiba +++ .
2) Dor Moral, o que é ? : Costumamos nos indignar com outros crimes, os que têm bala e sangue, notadamente. Os crimes contra a honra das pessoas parecem não nos sensibilizar. Enquanto não é conosco. Em muitos casos, ao contrário, induzidos pela irresponsabilidade com que são pautados alguns veículos da mídia, somos muitas vezes até tentados a admitir a procedência das ofensas e, assim, irresponsavelmente também, nos acumpliciamos. Saiba +++ .
3) Dores psiquiátricas ? : São quadros delicados e dolorosos decorrentes dos transtornos de personalidade, que são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento bastante rígido e mal ajustado. Sem tratamento, que envolve psicoterapia e medicamentos, o problema costuma ter longa duração e causa sofrimento e dificuldade nos relacionamentos pessoais e em várias outras áreas da vida. Saiba +++ .
4) Dor e as Aflições Humanas ? : Como o ótimo palestrante Haroldo D. Dias refletiu: “… se a dor na criação divina não tivesse nenhum propósito. Se a dor por si só pudesse ser totalmente dispensada – Deus, a suprema sabedoria e inteligência do universo, em seu infinito amor, já teria suprimido a dor; na criação e nas criaturas. Saiba +++ .
5) Dor Modelando Personalidades: Ao contrário do que consideramos, a personalidade não é algo estático e imóvel, mas pode ser moldada por estímulos externos e tudo o que acontece ao nosso redor. A partir do momento em que nascemos, estamos incorporando hábitos, experiências e até mesmo traumas que moldam nosso caráter. A verdade é que ao longo dos anos as nossas atitudes tendem a ser sempre as mesmas, ou muito semelhantes. Dessa forma, acabamos acreditando que a personalidade foi “marcada a fogo” como se fosse uma tatuagem. Não mudará nunca, no entanto as nossas dores nos alertam para as mudanças necessárias. Precisamos aprender a ler o nosso coração. Saiba +++ .
Outros 3 Posts nossos complementam e até ampliam a compreensão sobre a atual temática: “Planos e Ações Humanas” , “Valores Humanos e a Vida” e “Inconsciente Humano” .
- Tagged: Amor, Canção Nova, Deus, Dor, Edson Vidigal, empatia, Fraternidade, Haroldo Dutra Dias, Humano, Jesus, Modelando Personalidades, Moral, Personalidade, Pfizer, Reforma Íntima, Reforma Moral, Viver
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários