mar
Valores Humanos e a Vida é reflexão ante ao cenário atual, de mundo em guerra. E o valor à vida humana, como anda ? Quer seja num cenário Brasil de caos, corrupção, crimes, quer seja no Oriente Médio (Palestina, Síria, Afeganistão, …), quer seja na Europa. A sanidade e as atitudes humanas não andam nada bem !? Existem alguns valores que se tornam pontos essenciais para todos nós, pois são valores essenciais ao convívio humano e ao respeito à vida. Que valores são estes e de que modo vivenciá-los e transmiti-los? Podemos até citar alguns desses valores essenciais que devem ou pelo menos deveriam fazer parte da vida de todos nós, que são: o respeito, a honestidade, a tolerância, a coragem, o senso de justiça, a disciplina, a solidariedade, a caridade, a sinceridade, a simplicidade e a igualdade. Somos o que pensamos e fazemos. Mas são os valores que escolhermos que nos fazem optar por determinados caminhos que poderão ser melhores ou piores, de acordo com a ênfase e ao valor que dermos à nossa vida e às demais pessoas do mundo.
Valores Humanos: Algumas reflexões
1) A Importância dos Valores Essenciais em nossa Vida: Que valores você anda priorizando na vida? Refiro-me aqui a valores essenciais na vida de qualquer ser, que são os valores morais, incluídos aí os espirituais e éticos, responsáveis pelas condutas, pensamentos e atitudes das pessoas. Como estamos em busca do aperfeiçoamento moral e espiritual de nosso ser, precisamos saber se estamos valorizando o que realmente tem valor primordial na vida, ou se estamos nos ligando apenas as coisas efêmeras e fúteis que não nos acrescentam nada. Por estarmos em diferentes níveis de aperfeiçoamento moral, cada um de nós prioriza mais certos valores em que nos apoiamos em detrimento de outros, que embora importantes, acabam ficando em segundo plano em nossa vida. Essa escala de valores em que nos baseamos é resultante primordialmente de nossa formação moral, advinda principalmente da educação e dos ensinamentos de valores morais que nos foram repassados quando crianças. Saiba +++ .
2) Redes sociais digitais, valores humanos e dignidade: Uma das redes sociais digitais mais usadas atualmente traz na abertura da página de cada usuário a pergunta “no que você está pensando”, algo mais adequado, certamente para uma conversa íntima entre 2 ou um pequeno grupo de amigos; um divã de psicanalista ou um confessionário. Entretanto, as pessoas revelam ali, às vezes até de maneira meio frenética, sua intimidade, pensamentos, sentimentos, valores ou desvalores para 500, 1.000, 5.000 pessoas ou de maneira aberta a todos. Tenho tido ultimamente a experiência de atender confissões e observo que nas redes sociais as pessoas se revelam e confessam mais seus pecados que no confessionário. Ao confessionário, geralmente as pessoas vão contritas e piedosas, falam de pecados de ordem pessoal; sexualidade, com muita freqüência, pequenos pecados; desentendimentos familiares, ou com amigos; um pouco de preguiça; vez por outra alguma coisa mais grave. É muito raro que apareça o pecado social, a falta de solidariedade, o preconceito, racismo, indiferença para com os mais pobres, egoísmo etc. Entretanto, nas redes sociais todas essas coisas aparecem aos montes e em tons muito elevados. Saiba +++ .
3) O que são valores ? Quando pensamos em valor, quase sempre nos vem à mente: “deve ser o preço de alguma coisa”. Mas será que quando falamos em valor só tratamos dos “preços das coisas”? Podemos compreender valor pensando também naquilo que consideramos certo ou errado, verdadeiro ou falso, bom ou ruim, bonito ou feio, importante ou não. Todos nós, portanto, temos valores que vamos construindo em nossa vida. Existem valores de todos os tipos: éticos (moral), estéticos (artes), econômicos (dinheiro, bens, trabalho), intelectuais (conhecimento), políticos (poder, governos), entre outros. E também temos valores pessoais e individuais, que nem sempre são os mesmos do grupo com o qual convivemos. Saiba +++ .
Quatro outros Posts nossos, abordam tema similar sob outros ângulos: “Estilo de Vida, Relacionamentos e Perdão” , “E a Fraternidade ?” , “Ethos & Solicitude” e “Valorização do que tem Valor” .
- Tagged: Agregar valor, Ana Luiza Rocha, caridade, Coragem, Disciplina, Guilhermina Batista Cruz, honestidade, igualdade, Jakson F. de Alencar, Preço, respeito, senso de justiça, simplicidade, sinceridade, Solidariedade, tolerância, Valor, Valores
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários