dez
Ethos & Solicitude são dois alicerces sociais que estão corroídos no Brasil e, em boa parte do dito, mundo civilizado. O significado básico de Ethos tem a ver com: o modo de ser, o caráter de uma pessoa, o comportamento do ser humano e originou a palavra ética. Já a Solicitude significa: empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo. Tem a ver também com: boa vontade, desejo de atender da melhor maneira possível a alguma solicitação; com a busca da integridade moral e felicidade pessoal.
Se estudarmos a saga humana dos séculos XVIII a XX, veremos ilustres ancestrais nossos lutando pela Liberdade, pelo desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, por valores Morais e Éticos; até conseguir em 1948 chegar à escrever uma “Declaração dos Direitos do Homem”. De lá para cá e, principalmente neste início do século XXI, parece haver uma deliberada aceleração na corrosão de todos este ganhos, valores humanos que estão sendo substituídos por forte desigualdade na distribuição das riquezas, muita luxúria e uma corrupção desenfreada.
ETHOS x SOLICITUDE: + Significados e Conceitos
PS: Leiam na Parte Final deste artigo alguns itens de “Ethos e a Declaração dos Direitos do Homem” (ONU / 1948).
Ethos: Entre os gregos antigos, a palavra ethos significava, originalmente, a morada do homem, isto é, a natureza. Uma vez modificada pela atividade humana, sob a forma de cultura, a regularidade própria dos fenômenos naturais é transposta para a dimensão dos costumes de uma determinada sociedade. Em vez da ordenação observável no ciclo dos fenômenos naturais (marés, fases da Lua e do dia, por exemplo), a cultura promove a sua própria ordenação, ao estabelecer normas e regras de conduta que devem ser observadas por seus membros. Assim, os gregos compreendiam que o homem habita o ethos, entendido como a expressão normativa da sua própria natureza. Em Sociologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo. O termo indica quais os traços característicos de um grupo humano qualquer que o diferenciam de outros grupos sob os pontos de vista social e cultural. Portanto, trata-se da identidade social de um grupo. Ethos significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do ser humano e originou a palavra ética. Saiba +++
Solicitude: [Dicionário Caldas Aulete]: 1. Qualidade do que é solícito.// 2. Disposição, boa vontade para atender a alguma solicitação ou para prestar qualquer tipo de ajuda ou socorro: A solicitude dos bombeiros salvou muitas vítimas do desabamento. // 3. Cuidado ou zelo aliado a uma espécie de inquietação; atenção constante (solicitude maternal). Desvelo. [DICIO – Dicionário Online] : … Sinônimos de Solicitude: esmero, atenção, cuidado, desvelo, zelo, diligência, empenho, interesse. // Antônimos de Solicitude. É o contrário de: desatenção, desleixo, negligência. Saiba +++
15 Personalidades q trabalharam em pról do Ethos e Solicitude:
O conjunto das personalidades abaixo foi uma escolha pessoal nossa, de acordo com minha cultura, evolução humana e formação ética. Assim, antecipadamente nos desculpamos com nossos leitores se omitimos nomes relevantes ou citamos alguns não tão significativos. Nossas escolhas se basearam na nossa visão das contribuições destas personalidades para o Ethos, a Solicitude e a Paz no mundo. E, vale lembrar, que estamos falamos de centenas de pessoas de alto nível intelectual, moral e espiritual.
1 – 2 – 3) Sócrates / Platão / Aristóteles: os pais da Filosofia e Sociologia que escreveram de forma ampla e codificaram o Ethos e a Solicitude humanas;
4) Jesus Cristo: um dos grandes avatares da humanidade. Um ser que foi sinônimo da Paz e de uma total Solicitude permeada por ética e religiosidade transcendentes;
5) Santo Agostinho: (354 / 430 – Argélia) … Agostinho é venerado como santo, um proeminente Doutor da Igreja e o patrono dos agostinianos. Obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Suas obras-primas são “A Cidade de Deus” e “Confissões”, ambas ainda muito estudadas atualmente.
6) São Tomáz de Aquino: (1225 / 1274 – Itália) … Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou as ideias de Aristóteles.
7) Galileu Galilei: (1564 / 1641 – Florença – Itália ) … foi personalidade fundamental na revolução científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana.
8) Giordano Bruno: (1548 / 1600 – Itália) … Teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana com a acusação de heresia ao debater contra erros teológicos.
9) Voltaire: (1694 / 1778 – Paris, França) … François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um escritor, ensaísta, deísta (*) e filósofo iluminista francês.
(*) deísmo (do latim, deus) é uma posição filosófica naturalista que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não), através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas.
10) Albert Schweitzer: (1875 / 1965 – Estrasburgo, Alemanha) … Teólogo, músico, filósofo e médico alemão. Aos 30 anos, gozava de uma posição invejável: trabalhava numa das mais notáveis universidades europeias; tinha uma grande reputação como músico e prestígio como pastor de sua Igreja. Porém, isto não era suficiente para uma alma sempre pronta ao serviço. Dirigiu sua atenção para os africanos das colônias francesas. Schweitzer pôde dedicar algumas horas de seu dia a escrever livros, cuja renda contribuía para manter os pavilhões hospitalares. Prêmio Nobel da Paz de 1952. Seu coração encontra-se sepultado no Albert Schweitzer Hospital.
11) Albert Einstein: (1879 / 1955 – Alemanha) … Físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Um grande pacifista e engajado em atividades ligadas à Paz Mundial – ações anti-belicistas e anti-nucleares.
12) Charles Chaplin: (1889 / 1977 – Londres) … Sir Charles Spencer Chaplin, foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico.
13) Mahatma Gandhi: (1869 / 1948, Porbandar – Índia) … Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução.
14) Dalai Lama (Tenzin Gyatso): (1935 / atual – Tibet) … o Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano. Pode-se considerar que Sua Santidade é o “rei” do Tibet, que foi durante muito tempo um Estado governado por líderes religiosos que no ocidente são chamados de teocráticos, o termo não é exato porque no Budismo não há a figura de um único Deus criador. Dalai significa “Oceano” em mongol e “Lama” é palavra tibetana p/ mestre, guru, e várias vezes referido por “Oceano de Sabedoria”, um título dado pelo regime mongoliano a Altan Khan e agora aplicado a cada encarnação na sua linhagem. Prêmio Nobel da Paz 1989.
15) Nelson Mandela: (1918 / 2013 – África do Sul) … Um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.
Outros 3 Posts complementam bem a temática acima abordada: “Gratidão à Vida” , “Raças, Religiões, a Humanidade e a Paz” e “Paz e as Crianças do Mundo“. Na lista dos 15 nomes acima, lamentei não ter citado o grande psicanalista Carl Jung, mas me redimo: “Neuroses em alta, consciências em baixa” .
- Tagged: Albert Einstein, Albert Schweitzer, Aristóteles, Carl G. Jung, Dalai Lama, Direitos do Homem, direitos humanos, Ethos, Galileu Galilei, Giordano Bruno, Homem, Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Platão, Santo Agostinho, São Tomáz de Aquino, Sócrates, Solicitude, Tenzin Gyatso, Tibet, Voltaire
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários