Relacionamentos Não-Digitais é um Post que alerta para as muitas nuances do mundo digital q vivemos. Considerando que às relações humanas, através da Internet e das Redes Sociais, estão mudando o estilo e a forma de verdadeiras “Relações Humanas Interpessoais” . Sob o ponto de vista, o qual caracteriza o título do Post, vamos nos valer dos conceitos da renomada psicóloga Dra. Fela Moscovici. Abaixo apresentamos 2 reflexões que ajudam a entender a atual crise de comunicação, uma das bases p/ o conflito de gerações (Gerações X, Y e Z); além de uma baixa qualidade no trabalho e na vida. Ampliando a reflexão, vale lembrar que há problemas nas relações humanas nas famílias, passa também aos ambientes sociais e, principalmente, afeta muito os ambientes profissionais.
Relacionamentos Humanos: Algumas Reflexões
1) Relacionamentos Digitais: Vamos agora classificar algumas relações humanas que ocorrem através das Redes Sociais (internet): Facebook, Twitter, LinkedIn e outras ferramentas. Podemos até dizer que relações virtuais, são pouco humanas. Os adjetivos: frias, superficiais e invasivas, poderiam resumir estas relações. Abaixo uma explicação breve, através de visão universal e, até então aceita, dos principais fatores q contribuem para uma Relação Humana eficaz, o que o não ocorre via mídias digitais. Seguem os itens principais do mundo “Não-Digital”, que são perdidos: a) O corpo fala, através de gestos e expressões; b) O olho-no-olho, a efetividade das relações presencial é inegável; c) A palavra é algo poderoso que acompanha o pensamento e tem a influência dos itens a e b; d) Confiança, é construído ao longo do tempo, exige interações em muitos e complexos níveis; e) Linguagem, Cultura e Costumes – vivemos num mundo multicultural composto por muitas línguas e costumes, logo é uma ficção pensar que pessoas com fortes diferenças nestes fatores venham a estabelecer claras e sólidas relações, de forma virtual, pela internet.
2) Relacionamentos Não-Digitais: Os estudos da Dra. Fela Moscovici, nos mostram que as “Relações Interpessoais”, podem ser divididas em 2 áreas principais: “Tarefa (neutra)” e “Sócio-Emocional (+/-)”. Há uma grande complexidade na área Sócio-Emocional com seus 12 papéis sendo 4 papéis construtivos (positivos) e 8 papéis não-construtivos (negativos), sendo que estes últimos 8, detonam às relações humanas e interpessoais. Saibam mais nas pág.s 19 a 21 de nosso e-BOOK 2 .
Há outros 4 Posts que complementam e até ampliam a presente temática: “Força Interpessoal” , “Relações Humanas Interpessoais” , “Vida e Nossas Relações Humanas” e “Relacion.s via Redes Sociais” .
- Tagged: Comunicação, Digitais, facebook, feedback, Fela Moscovici, Geração X, Geração Y, Geração Z, Internet, Linkedin, Não-Digitais, Redes Sociais, Relacionamentos, Relações Humanas, twitter
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários