fev
Pseudosaber e as Ilusões é uma reflexão sobre práticas muito comuns nas Redes Sociais, massivas e suportadas pela internet, Youtube, Facebook e Apps. São milhares de pseudoconhecimentos que geram pseudosaberes. Crianças e jovens certamente são o público-alvo destas ilusões mas há, também muitos adultos e pessoas maduras sendo enganadas e iludidas. E, por conta disto, o conhecimento real e o saber verdadeiro, tornaram-se rasos, confusos e soterrados sob milhões de fakenews e fakeknows. Nossa percepção, afora os referenciais teóricos utilizados, é muito prática e realista pois além de nossa forte presença digital como blogueiro, consultor e com Mestrado em Gestão do Conhecimento – KM, atuamos na orientação de algumas crianças e jovens sob nossos cuidados. A ausência da verdade leva-nos a uma visão irreal da vida e dos acontecimentos. No passado as Igrejas e a Grande Mídia eram os grandes responsáveis por este “falseamento da realidade”. Atualmente por conta de marketeiros digitais, blogueiros, youtubers e profissionais em busca de audiência e monetização (Google / Youtube), esta questão atualmente adquiriu contornos dramáticos e realmente muito perigosos.
Pseudosaber e as Ilusões – 3 Reflexões
A) Conhecimento falso ou pseudosaber: o que é pior? Primeiramente nos referenciaremos ao artigo da revista Psychology Today, com o título em negrito, onde os cientistas dizem que a falta de curiosidade nos torna mais lentos, mais burros e menos bem-sucedidos. A questão do conhecimento, fatos e verdade é grande hoje em dia. O que realmente sabemos? Qual é a verdadeira verdade? Em quem acreditamos? E o que podemos realmente fazer para resolver quaisquer problemas que estamos enfrentando? Muitas vezes, parece assustador admitir o que não sabemos, mas, como muitas pessoas bem-sucedidas dirão a você, apenas reconhecendo e possuindo que você não sabe tudo, poderá aprender o que realmente precisa e deseja saber. Um provérbio chinês coloca desta maneira: como a fome é curada pela comida, a ignorância é curada pelo estudo. O problema é que, se você não reconhecer que não tem respostas, não saberá que precisa aprendê-las. Saiba +++ .
B) Ignorância e Desinformação: É baseado num artigo que escrevemos sobre estas 2 questões que estão a impactar fortemente a vida de pessoas, de famílias, de cidades e até de países. Mas o que está em 1º. lugar? Creio ser difícil dar uma resposta exata e imediata, antes de algumas reflexões postas a seguir. O grande Platão, numa de suas reflexões escreveu-nos: “A ignorância é a raiz e o tronco do mal !”. Já Sócrates, um dos pais da filosofia universal, sobre a mesma temática, escreveu: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Mas agora vamos para e Desinformação que também começa pela Educação, nas famílias, nas escolas e na sociedade em geral, pela falta do exercício sadio de uma #CidadaniaAtiva. E, por fim, nos apoiamos na afirmação de Aristóteles: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”. Saiba ++1 … Saiba ++2 .
C) Gerenciando as Emoções: É reflexão que inspira a atitude de encarar de frente os desafios do séc. XXI, de 2020 para frente. E, embora todo o cenário sombrio desenhado pela Mídia, pelo cinema (ficção) e por tantos outros formadores de opinião; devemos ter uma atitude positiva frente a vida e ao viver na Terra. Mas afinal, o que nos torna humanos? É a nossa inteligência, nossos corpos físicos, os nossos corações, as nossas emoções ??? Sem dúvida, é uma combinação de todos eles. Os últimas pesquisas da Física Quântica estão a nos revelar um ser humano quadridimensional (4), com importantes correlações bioenergéticas, a ex. do forte Campo Vibracional / Magnético associado ao coração, além de nossa 4a. Dimensão … Espaço x Tempo (*). Saiba +++ .
(*) Teoria de Albert Einstein
Finalizando, cabe ressaltar que aprendizagem e a busca da sabedoria prática na vida dói. Existem estudos psicológicos e filosóficos que colocam a dor e o amor como questões centrais na busca do auto-conhecimento. Assim, o aprendizado pessoal, a modelagem da moral, da ética e do caráter humano são custosos e, muitas vezes, dolorosos. Enfim, “Ter Conhecimento” das verdades e das práticas reais da vida, é temática de grande relevância aos tempos atuais onde milhões de pessoas, no Brasil e mundo, convivem com graves problemas nestas áreas e as dolorosas consequências.
- Tagged: #CidadaniaAtiva, #gestaoebt, #GloboLixo, Aristóteles, Autoconhecimento, Bibi Ferreira, cidadania, conhecimento, Desinformação, F. Diane Barth, facebook, FakeKnows, Fakenews, Google, HELIX CENTER, Ignorância, Ilusão, KM, Lao-Tsé, Mentiras, Platão, Pseudosaber, Psychology Today, Sócrates, Verdades, Youtube
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários