Política, Democracia, Justiça e Bem-Viver é um Post vital ao Brasil e ao Mundo atual, pois em 2018 tivemos uma Eleição ampla para Presidente, Senadores e Deputados Federais e, assim sendo, as 4 questões enfocadas são centrais à nossa #CidadaniaAtiva e, em 2020, haverão Eleições nos EUA. O portal “Fronteiras do Pensamento” q trabalha com grandes personalidades globais e, entre elas Michael Sandel, fez a seguinte e importante afirmação referente ao Brasil: “A razão de ser da democracia não é apenas somar os interesses individuais e as preferências das pessoas. A razão de ser da democracia é proporcionar um tipo de educação pública, ou civil, de deliberar sobre as coisas que importam – e deliberar acerca da justiça e do significado do bem-viver juntos. E penso, apesar de isso parecer distante da nossa prática política atual, que esse ideal de democracia ainda é necessário se quisermos dar sentido à aspiração democrática de nossa sociedade. É um ideal que, creio, ainda devemos perseguir.”
Politica e Democracia: reflexões de M. Sandel
É certamente verdade que políticos de carreira, pessoas que dedicam suas vidas inteiras à política, não são os que tem as melhores noções a respeito do bem comum. Isto é verdade. É inegável !
Verificamos isso toda vez que observamos o panorama político de nossas sociedades. Então, como poderíamos reconciliar esse fato da vida política, com uma antiga sugestão Aristotélica ? De que se dedicar à prática política, é um ingrediente essencial para o bem-viver ! Hoje em dia é difícil imaginar que se dedicar à política, participar de assuntos públicos, é um aspecto necessário e agradável ao bem-viver. Concordo com ele, pois penso que Aristóteles queria dizer que o bem-viver e a virtude, não é algo que podemos atingir sozinhos, simplesmente enquanto indivíduos, no campo da vida privada. E a razão disto é que parte do q significa viver uma vida boa e completa, é desenvolver às plenas capacidades humanas, incluindo a nossa capacidade de refletir criticamente sobre o que é certo e errado, justiça e injustiça, concepções opostas do bem-viver. Porém, refletir acerca da justiça e do bem-viver não é algo que possamos fazer simplesmente enquanto estudiosos de forma individual com seus próprios estudos. De fato, refletir sobre o bem-viver necessita da interação com os outros, com seus concidadãos. Essa era a idéia de Aristóteles. Então, quem dedica sua vida inteira apenas a uma profissão ou apenas cuidando de sua família, perde algo.E o que essa pessoa perde ? A experiência de assumir responsabilidade, compartilhar a responsabilidade sobre os destinos da comunidade como um todo. Assim desenvolvemos, de fato, as faculdades de julgamento que são necessárias p/ o completo desenvolvimento de nossas capacidades humanas. Saibam ++ no vídeo acima e nos demais vídeos do Portal.
OBS: Escultura do artista Jens Galschiot representa com precisão a Justiça do Brasil, inchada, lenta e viciada, cheia de previlégios, sendo carregada nas costas do povo trabalhador, magérrimo, explorado por quem deveria lhe defender. Saiba +++ .
Outros 4 Posts já escritos por nós, certamente complementam a temática atual: “Cidadania Ativa e Construtiva” , “Democracia Faz-de-Conta” e “Democracia – Lobos & Cordeiros” .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, #LavaJato, Bem viver, Brasil, Cordeiros, democracia, Fronteiras do Pensamento, In-Justiça, Jens Galschiot, Justiça, Lobos, Michael Sandel, MPF, PF, Política
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários