Democracia ? A república do Brasil em seus 129 anos de história (1889-2018) teve apenas breves lapsos de democracia. Na maior parte do tempo vivemos e convivemos c/ governos corruptos, movimentos libertários q invariavelmente terminaram por conta de traições, dinheiro e interesses pessoais. Como não sou um professor de História, não vou ser nem tão preciso e não tão detalhado quanto seria ideal à uma questão desta relevância. Mas estamos escrevendo este Post, no sentido de estimular a pesquisa de outros cidadãos sobre a realidade republicana brasileira que nunca contou com um Gov. Central sério, competente e democrático. E, nos últimos 25 anos (1993-2018) com o advento das ´Urnas Eletrônicas´ nós fomos de um “caso exemplar de tecnologia política” a um “caso exemplar de polícia”.
Democracia, Eleições e Votos
Em 2013, o historiador belga David Van Reybrouck escreveu o ensaio “Against Elections: The Case for Democracy (Contra as Eleições: uma Defesa da Democracia, em tradução livre) – pág. amarela de 30 Set. 2016. Na ocasião, o livro passou quase desapercebido. Mas com a Vitória de Brexit, a saída do Reino Unido da União Européia, decidida em junho, e a confirmação de Donald Trump como candidato dos Estados Unidos co mais de 13 milhões de votos nas primárias, sua tese, originalmente em holandês, foi traduzida para o inglês – e ganhou súbita popularidade. O principal argumento é que a cacofonia provocada pela profusão de notícias e pela disseminação nas Redes Sociais produz “muito barulho e pouco debate”, o que impede discussões racionais e transforma Eleições, em um problema para a democracia e não um benefício.
Ou seja, não bastassem as enormes imperfeições da “Democracia: Faz-de-Conta do Brasil”, onde há imperfeições estruturais e a necessidade de: 1) Reforma Política (redução da represent. parlamentar, redução de custos, regras federativas – proporcionalidade, coligações, N. de Partidos, pré-requisitos culturais – currículo e idoneidade dos candidatos); 2) Reforma Ética (Lei da Ficha Limpa, Fim do Fórum privilegiado p/ parlamentares e agilidade jurídica); e 3) Gestão / Governança (responsabiliz. penal / mau uso do $$$ público, licitações públicas c/ regras limpas, obras públicas com Projeto / Memorial descritivo / Prazos / Custos acessíveis na internet). Ainda temos q conviver com às importantes constatações do pesquisador David Van Reybrouck agravadas por aqui, c/ a imprecisão de nossos votos por conta de Urnas Eletrônicas não seguras e sem possibilidades de Auditoria. É realmente um “quadro desolador” para quem sonha com democracia, liberdade de escolhas e cidadania.
Enfim, a temática Democracia deveria ser tratada como mais Seriedade, Honestidade e Verdade, começando pelas nossas Urnas Eletrônicas com agregação de +++ Segurança (TI) e MAIS utilizadas em plebiscitos populares sobre as “Grandes Reformas” necessárias aos nossos Sistemas Legislativo, Executivo, Judiciário e ao Grave Desequilíbrio Fiscal; colocando o povo no início e meio dos grandes debates e não só no final para um SIM ou NÃO, ou escolher entre a Pessoa A , B ou C.
Finalizando, ressalte-se que dos 129 anos da república citados no início do Post, vivemos nossa vida (1/3 deste período) em meio à graves corrupções, vendo a evolução de 2 Partidos p/ 34 Partidos com ideários absurdos, comandados por Sarney´s, Antônio´s C. Magalhães, Lula´s, Collor´s, Renan´s e sempre convivendo com à Economia do país à beira do desastre, com pastores e políticos cada vez mais ricos. Dois outros Posts, complementam o atual: CIDADANIA EM ALTA, POLÍTICA EM BAIXA , #CidadaniaAtiva e CAOS NO BRASIL REAL E NO DIGITAL.
- Tagged: #Bolsonaro2022, #CidadaniaAtiva, #foraSTF, Against Elections: The Case for Democracy, David Van Reybrouck, democracia, Reforma Ética, Reforma Política, Urnas Eletrônicas
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários