ago
Pessoas Multifacetadas é mais uma contribuição para uma melhor entendimento da complexidade do mundo atual, tanto nas relações humanas quanto no trabalho. Literalmente, dizer que algo é multifacetado, significa que possui diferentes ângulos, faces e lados. No sentido figurado deste adjetivo, multifacetado pode ser utilizado para qualificar alguém (ou algo) que tem diferentes atributos, personalidades e características. Por ex., uma pessoa multifacetada é aquela que possui variados e peculiares aspectos, podendo estar enquadrada e atuar em grupos distintos (Ex.: médico e humorista – Dr. Patch Adams). Pessoas multifacetadas no mundo atual, além de ter que lidar com a multiplicidade de saberes, profissionais têm de se preparar para um momento em q o “trabalho” se distancia de “emprego” – e cada um pode inventar novas formas de trabalhar. “O crescimento do empreendedorismo é uma questão estrutural q atinge todas as áreas. Por vontade ou necessidade , o profissional está encontrando outras maneiras de oferecer seu serviço”, afirma Rodolfo Ambiel, presidente da Assoc. Brasileira de Orientação Profissional (Abop).
Pessoas Multifacetadas – Algumas Considerações
1) Procuram-se profissionais multifacetados: Quem conhece áreas diversas já é cobiçado e tende a ser ainda mais no futuro, quando diferentes campos devem se relacionar. Um profissional de Humanas q conheça de neurociência, um profissional das Ciências Biológicas que entenda de Tecnologia, alguém de Tecnologia da Informação que saiba conceitos de Administração: no futuro, será assim o perfil dos profissionais mais valorizados no mercado. E eles já são bastante cobiçados atualmente. As fronteiras entre as carreiras estão cada vez mais tênues, com os conhecimentos entre campos diversos se relacionando. Saiba +++ .
2) O Multifacetado poeta e escritor Fernando Pessoa: A versatilidade de sua escrita o permitiu criar diversos heterônimos – que nada mais são do que personagens literários – cada qual com sua história de vida e visão da realidade. Dentre eles, destacam-se Ricardo Reis, Alberto Caeiro e, seu álter ego, Álvaro de Campos. O poeta mergulhava tão intensamente em seus personagens que os deixava influenciar na própria vida. Á exemplo disso vê-se o rompimento de seu noivado com Ofélia Queiróz, (única namorada q teve e c/ a qual mantinha um relacionamento por cartas… teria Fernando Pessoa morrido virgem?) em razão da mescla de sua personalidade com a de Álvaro de Campos. Colocando sempre a vida pessoal em segundo plano, Fernando Pessoa tinha um único propósito: deixar sua obra de legado para a humanidade. Saiba +++ .
2) Vida Multifacetada nas grandes cidades: O meio ambiente urbano influencia a percepção e atitudes das pessoas através dos constantes impactos sofridos por estímulos visuais, verbais, sonoros, estéticos, alterando valores e crenças, e forçando o surgimento de reações variadas, tais como: amadurecimento precoce na infância, aumento do nível de tolerância cultural, étnica, religiosa e moral, oferecendo constante estímulo a uma educação multifacetada. A complexidade urbana interfere nas pessoas, em geral e, nos indivíduos em particular, que através da sua cadeia de necessidades impacta novamente o desenvolvimento urbano, refletindo-se na potencialidade de consumo, no tamanho das famílias, nas necessidades de crédito e riscos de inadimplência, bem como no direcionamento de políticas governamentais, diversidade essa traduzida por indicadores q permitam mapear essa visão multifacetada. Isso se torna possível através da geo-análise, que permite agregar info´s de diversas naturezas, trazidas para o mesmo tempo e espaço, permitindo a construção dessa visão do indivíduo integrada ao seu meio ambiente, utilizando técnicas de estatística multivariada e espacial. Saiba +++ .
Os conteúdos do Post acima estão 100% ligados a boas posturas (do bem) de “Pessoas Multifacetadas”, mas há posturas negativas (do mal) q envolvem esta mesma característica. Já Escrevemos 3 Posts abordando esta temática sob o outro ângulo: “Um psicopata no trabalho e na vida” , “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao Lado” e “Mentiras, Boatos e Meias-Verdades” .
- Tagged: Administração, Ana Beatriz Barbosa Silva, estatística multivariada, Fernando Pessoa, geo-análise, Larissa Kaliane, Lisboa, Luciana Alvarez, Mentiras, Multifacetado, mundogeo.com, Ofélia Queiróz, pessoas, Pessoas Multifacetadas, Psicopatas, Tecnologia da Informação, Zigmunt Bauman
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários