[VÍDEOS] De fato este post “Um psicopata no trabalho e na vida”, toca num ponto sensível da questão “gestão de pessoas” nas organizações. É bom lembrar que esta distorção moral, de índole e caráter, não é algo trivial e com uma transparência fácil de se perceber numa entrevista de recrutamento e seleção – requer um tempo de convivência e análise e/ou testes específicos com um especialista. Um psicopata em seu trabalho poderá atingir suas metas, até obter bons resultados e desenvolver uma bela carreira, mas deixará atrás de si um rastro de estragos emocionais em seus superiores e colegas.
CONTINUAÇÃO [VÍDEOS] : Parte 2/4; Parte 3/4; Parte 4/4
LIVRO – UM PSICOPATA NO TRABALHO
Vale lembrar os conceitos da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva – psiquiatra, palestrante e escritora do livro “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao Lado” e de vários outros best sellers; segundo ela um psicopata corporativo é, em geral, um sujeito inteligente e sedutor, pode também ser atraente e bem articulado, mas uma pessoa desprovida de sentimentos e de ética. São pessoas incapazes de sentir afeição ou amor. Pessoas com esta “distorção moral” certamente poderão até exibir altos padrões de desempenho nas empresas em que atuarem e, segundo a Dra. Ana Beatriz apresentam traços de liderança e muitas vezes poderão assumir posições de comando, mas à custa de muita manipulação das pessoas e sempre trabalhando sobre uma base ética distorcida, deixando rastros emocionais negativos em seu convívio com as pessoas.COMPORTAMENTO – UM PSICOPATA NO TRABALHO
Como afirma a Dra. Ana Beatriz, que muito diferente do que ocorre na ficção, no cinema – um psicopata no trabalho raramente chegará ao ponto de cometer atos de violência física ou matar pessoas, segundo ela, um percentual ínfimo dos psicopatas chegam a este ponto. Psicopatas nas empresas matam os sonhos, a autoestima e os relacionamentos interpessoais com seus pares e colegas de trabalho – ao não estabelecerem relações autênticas (apenas de fachada) elas ferem a confiança, fazem mau uso dos dados privados a que tem acesso e manipulam as informações, os processos e as pessoas. São profissionais ambiciosos e que obtém resultados a qualquer custo – doa a quem doer !COMO AGE UM PSICOPATA NO TRABALHO:
Um psicopata no trabalho, em geral, ganha a confiança dos proprietários, diretores e/ou principais líderes, procuram se destacar apresentando alto desempenho e resultados rápidos para, que a partir desta “competência diferenciada”, possam começar a desenvolver sua carreira passando por cima de processos frágeis e pessoas ingênuas. Lembrando que psicopatas são seres desprovidos dos sentimentos humanos de afeição, amor e ética – adotam como seu mantra pessoal a palavra-chave: “resultados falam mais alto”, por isso estão mais presentes em áreas fins das empresas (comercial, financeiro, compras e produção). O fato é que psicopatas são pessoas mesquinhas, manipuladoras e enganadoras por excelência. São camaleões humanos, cuidado com eles !PORQUE EMPRESAS SÃO CAMPOS FÉRTEIS A PSICOPATAS ?
Sobre a questão de um psicopata no trabalho, segundo a psicóloga Marisa de Abreu, especializada na área: ” os psicopatas buscam as empresas a procura de poder, acima de tudo. Eles tentam provar que são profissionais acima da média. Claro que no fundo é uma pessoa muito insegura e infeliz, mas não sabe lidar com essas dificuldades. Dificilmente procura tratamento psicológico e quando frequenta uma terapia reclama de insônia ou algo que não o desmascare de imediato. Mas todo psicólogo desconfia deste perfil quando seu paciente passa a usar as sessões de psicoterapia para se vangloriar de feitos e ditos, coloca a culpa em todos ao seu redor quanto as coisas que dão errado em sua vida”.COMO BARRAR A CONTRATAÇÃO DE UM PSICOPATA ?
Ainda segundo a psicóloga Marisa de Abreu: “Os departamentos de recrutamento e seleção devem controlar a tentação de considerar que encontraram o profissional perfeito. Isso não existe, caso apareça alguém muito exuberante, com todos os conhecimentos que a empresa precisa, muito falante e articulado – preste um pouco mais de atenção nas dinâmicas de grupo e perceba se ele foi desleal com os colegas para brilhar mais que todos. Preste atenção a quem reclama muito dos “invejosos”, que acha que só tem qualidades e que todos os outros “inferiores” merecem ser passados para trás.[TOP ANEXOS]
+ Psicopata Corporativo … um PDF complementar ao tema. + Há Psicopatas no seu ambiente de trabalho ? … POST complementar ao tema. + Impacto profundo no futuro da vida .. mostra o perfil psicopata de Hollywood.- Tagged: camaleões humanos., Dra. Ana Beatriz Brabosa Silva, Marisa de Abreu, pessoas anti-éticas, pessoas cruéis, pessoas insensíveis, psicopatas corporativos, Revista IstoÉ, um psicopata no trabalho
- 2
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Parabéns pelo artigo! Diariamente encontramos profissionais com esse perfil no ambiente de trabalho. Além disso, também nos orienta de como podemos identificar e agir quando encontramos um psicopata no trabalho.
Prezado Vitor, obrigado pelo parabéns e, com certeza, vivemos numa época com muitos desvios morais e valores invertidos, o que favorece pessoas de má índole que contaminam as relações humanas, criando rupturas nas equipes e ajudando a quebrar empresas.
Abs.
Kappel