Vivemos uma época de grandes Mentiras, muitos Boatos e de meias-Verdades, no Brasil e no mundo. Tempos duros onde os valores e a ética humana, alicerces das realidades, também estão derretendo ao sol do verão e, principalmente, pelos impactos das reflexões do Mundo Líquido – teorias do pensador Zigmunt Bauman q faleceu ontem (09/01/2017) a quem dedicamos o presente Post.
O tempo é o Senhor da Verdade. Submetidos à ele os boatos se dissipam, as mentiras e os mentirosos aparecem e a verdade se evidencia. As frases de Charles Chaplin, Winston Churchil e Abraham Lincoln ajudam a fundamentar esta zona cinzenta que se cria entre a Mentiras e as Verdades.
Uma análise sobre Mentiras e Boatos: …
Você disse para sua amiga que ela ficou ótima com a nova bolsa enquanto na verdade você achou horrível ! Ou talvez você tenha falado para seu chefe que a apresentação dele ficou um show, mas você nem gostou tanto assim. Todos nós mentimos. Mas isso não quer dizer que temos um desvio de caráter nem que seja algo necessariamente ruim. Algumas pesquisas mostram que durante uma conversa de 10 minutos, as pessoas falam em média de 2 a 3 mentiras. Outra pesquisa, bem mais conservadora, perguntou para as pessoas se elas haviam contado alguma mentira nas últimas 24 horas. Em média, cada pessoa disse que havia contado 1,6 mentiras. Elas mentiram ! Pois se prevalecer a média acima, de 2 a 3 mentiras em 10 min. de conversa, ao longo de 15 hs acordado, uma pessoa terá, em média, realizado umas 180 mentiras. Existem tipos diferentes de mentiras, que vão desde aquelas inofensivas e importantes para boa convivência até aquelas que são contadas por um político em frente às câmeras ou por um criminoso quando interrogado pela polícia. No geral, as mentiras podem ser agrupadas em 3 categorias: 1) Mentiras que servem para proteger o mentiroso; 2) Mentiras que servem para evitar tensão ou conflito; e 3) Mentiras que servem para não magoar outra pessoa. A maioria das mentiras são inofensivas e não prejudicam a ninguém. Esse tipo de farsa é necessário para nossa convivência em sociedade e seria impossível. Para aprofundar-se um pouco mais neste tema, recomendamos o slideshare “Técnicas para Descobrir Mentiras”, de Wilson Souza.Reflexões sobre a busca da Verdade:
Antes de tudo, desde meados dos 90, após a presença diária da internet na nossa vida cotidiana e das Redes Sociais – no início do século XXI, as questões Mentiras e Boatos amplificaram-se ao ponto de influir na realidade e a colocar em check a Verdade, sua importância e valor. Com um pouco de criatividade, é possível produzir facilmente um boato e em pouco tempo conquistar o engajamento de milhares de internautas. Quando isso ocorre com o apoio de figuras públicas através de compartilhamento nas suas redes sociais, a repercussão da postagem é ainda maior. A recomendação é que antes de compartilhar qualquer informação, quando possível, seja verificada a sua veracidade. Não é porque está publicado em blogs, sites, redes sociais, ou compartilhado em grupos do WhatsApp que necessariamente é verdade. Existe muito conteúdo criado apenas para conquistar seguidores e acessos, e assim monetizar o site através de anúncios. Isso não significa que todos produtores de conteúdo independentes não sejam considerados confiáveis, porém não existe uma regra que permita identificar as fraudes facilmente. E na dúvida, é mais apropriado abrir mão de eventuais curtidas recebidas do que contribuir na sua divulgação de boatos. Recentemente páginas falsas no Facebook anunciaram sorteios de automóveis e smartphones de última geração para os seguidores que curtirem a publicação e compartilha-la em seus perfis. Uma das montadoras mencionadas nos falsos sorteios já se pronunciou nas redes sociais e através de uma declaração desmentiu a existência de qualquer sorteio. Mas afinal, “Como identificar um boato na internet? ( e-farsas, boatos.org, fatos & boatos, ….). Curtam o interessante vídeo da dupla Sá & Guarabira – Verdades e Mentiras !!! Ao lado indicamos livro do grande jornalista Dimenstein e dos 3 ótimos filósofos da USP. E, sugerimos que reflitam sobre as interessantes frases destes três grandes personagens da humanidade: 1) “Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria”. – Charles Chaplin 2) “A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças”. – – Winston Churchill 3) “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”. – Abraham Lincoln E, para finalizar, deixamos o nosso alerta sobre as “Verdades Brasileiras” que foram duramente atacadas e distorcidas nos últimos anos, em favor de interesses político-ideológicos. Saibam filtrar as MUITAS mentiras e boatos espalhados pela internet, jornais, rádios e televisões nacionais.- Tagged: Abraham Lincoln, Boatos, Charles Chaplin, Dígitro, FBI, G1, Mentiras, Sá & Guarabira, Verdades, Wilson Souza, Winston Churchil
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários