Esta pergunta universal do post, serve de reflexão aos adultos em geral. Uns já como pais de filhos na faixa dos 0 a 10 anos. Mas é uma boa indagação também aos jovens da geração Y e Z – pessoas entre 15 e 40 anos mas que ainda não descobriram o seu melhor foco, sua vocação, seu Propósito / Paixão. Com certeza a palavra ‘paixão’, será um mantra no século XXI. Ou seja, quem não tiver paixão, que é algo alguns degraus acima da motivação, não estará dentro dos Top 10 em sua empresa, dentre os Top 100 em sua profissão ou não será uma pessoa 100% feliz e plenamente realizada.
7 CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DO SER:
Ainda segundo os estudos de Erich Fromm, o homem que aprende a “ser” antes de “ter” torna-se uma pessoa mais completa e feliz, pois possui características positivas e relevantes, que são:
1) Sabem exercer plenamente sua individualidade sem censura; 2) Marcam sua presença integral: corpo-mente e espírito, dominando o “ter” mas priorizando o modo de “ser” como meta existencial; 3) Desfrutam o prazer de participar: são colaborativas; 4) Desenvolvem a imaginação criativa; 5) Tentam, sempre que possível, a busca do bem estar e do bem viver; 6) Buscam o crescimento de si mesmo como propósito central de sua vida afetiva, intelectual e profissional; 7) Buscam a consecução de suas metas, de forma realista.QUER SER, QUANDO CRESCER ?
Aqui cabe uma reflexão sobre os significados do “ser” e do “ter”. Conforme Erich Fromm, em seu clássico ‘Ter ou Ser’, no modo de “ser” a pessoa humana tem como requisito a independência, a liberdade e a presença da razão crítica. Significa renovar-se, evoluir, dar de si, ultrapassar a prisão do próprio eu isolado, estar interessado e desejar. O aprendizado do homem é um processo ativo no sentido de receber e reagir de maneira produtiva. Desse modo, o ser humano que aprende é aquele que desenvolve a atenção como processo vivo e exercita plenamente seu modo de ser. Ainda segundo Fromm: “No modo de ter, quem aprende conserva o conteúdo do aprendizado na memória ou anotações”. No modo de ser, o indivíduo produz ou cria sempre algo novo. No próprio processo produtivo está a potência do significado do ser. O ser em si é essencialmente produtivo, pois não devemos considerar tanto o que fazer, mas o que somos.
QUANDO O TER OCORRE ANTES DO SER
Aí ocorrem os muitos casos de artistas e esportistas onde está lógica ao ser invertida – jovens de 18 ou 20 já com grande presença na mídia e multi milionários. Poucos escapam a maldição das drogas, álcool e desequilíbrio psíquico. Mas há também alguns casos de sucesso como o Guga, o Neymar e a Shirley Temple (garota prodígio do cinema americano que teve uma carreira de sucesso dos 03 aos 22 anos e a partir daí viveu fazendo outras atividades e morreu recentemente com mais de 80 anos).
Quanto ao grupo dos desequilibrados, temos ainda vivos a Lindsay Lohan, o Justin Bieber, o Zac Efron e mais alguns poucos, pois a maioria são pessoas que não chegam aos 30 anos. Há alguns casos raros tipo a Whitney Houston, o Chorão, Michael Jackson e o Elvis que ultrapassaram a idade crítica citada anteriormente.
Curtam os Posts: “Modelo de Negócio, Propósito e Liderança” e “Autoconhecimento 1: Chave para a Vida”. Acessem também os Top Anexos, abaixo.
[TOP ANEXOS] :
+ UMA VIAGEM PARA DENTRO DE SI + DROGAS VICIAM, DESTROEM SONHOS. MATAM PESSOAS !- Tagged: Amy Winehouse, aprender a ser, Autoconhecimento, Chorão, Elvis Preslei, Erich Fromm, Guga, Justin Bieber, liderança, Lindsay Lohan, Michael Jackson, Neymar, pessoa do ter, Propósito, quer ser quando crescer, Shirley Temple, Whitney Houston, Zac Efron
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários