Moral e Civismo é reflexão sobre a importância de incluirmos, em nossa Educação Básica, estudos sobre os significados e a importância destas duas palavras; para o futuro da Pátria Amada Brasil. Tive a sorte de estudar em minha pré-adolescência o vários deveres e obrigações que envolvem estas 2 importantes palavras. Quando falamos “civismo” em qualquer ambiente, podemos nos deparar com olhares desconfiados e outros contentes. Isso decorre pela importância ideológica que esse termo foi utilizado durante momentos da vida brasileira, fazendo parte de sua história. Então, mas o que vem a ser o “civismo”? O “civismo” tem a ver com devoção pelo interesse público; patriotismo. O termo tem origem da palavra “cidadania” que deriva do latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “a cidade”.
Moral e Civismo na Educação: Reflexões
Ainda não falamos de Moral, embora a frase do filósofo I. Kant demonstre a grande importância da moral e da ética, sobre a qual Aristóteles foi um grande mestre. Mas a “moral” é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Assim sendo, Civismo / Moral / Ética definem um Código de Boas Práticas de vida, para o conjunto de pessoas quer seja de um bairro, de uma cidade, de um estado, de países e do mundo inteiro. No séc. XXI muito se fala de “reforma íntima” a qual é 100% ligada a estes 3 fatores + cuidado com o bem estar e saúde + bom exercício da Cidadania + Solidariedade . Saiba +++ .
1) Moral e Bons Costumes: trata-se de verdades universais, em baixa no Brasil e mundo. Para nossa ajuda, nos apoiaremos num trio de Gigantes do Pensamento Humano: Platão, Aristóteles e Kant. A diferença entre ética e moral é que a moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social, já a ética tem a ver com o estudo e a reflexão sobre a moral e de como viver bem em sociedade. Saiba +++ .
2) Educação Cívica Urgente nas Escolas: Vivemos em uma sociedade altamente consumista onde para estar inserido em certo “meio social” é importante ostentar, estar num modo artificial de ser. Os valores éticos e morais foram se perdendo ao longo do tempo. A cidadania está renegada a segundo plano, nas escolas disciplinas (ex. OSPB, Ensino Religioso, Filosofia, etc…) que ajudavam na formação do caráter da criança e do adolescente simplesmente foram extintas. Saiba +++ .
3) Verdades e Mentiras: Até mesmo as inverdades aparentemente inofensivas podem ter consequências imprevisíveis. A filósofa Sissela Bok adverte que elas podem nos levar a um caminho sem volta. Pois depois das primeiras mentiras, as outras podem vir mais facilmente. Saiba +++ .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, Aristóteles, Brasil, cidadania, Civismo, Educação, Escolas, Fraternidade, Immanuel Kant, Mentiras, Moral, Platão, Sissela Bok, Sócrates, Solidariedade, Verdades
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários