Como um estudante de área de engenharia, disciplinas como literatura e história, sempre foram tratadas num 2°. plano tanto por falta de maturidade pessoal, quanto de bons professores nestas disciplinas. O resultado disto é que pouco sabia a respeito de Monteiro Lobato, sua vasta obra e sua vida de lutas. Assim agora, estou aproveitando o Blog da “ESCOLA” para resgatar estes conhecimentos relevantes.
MONTEIRO LOBATO – O EMPREENDEDOR:
Após várias horas de pesquisa, descobri que meu conhecimento sobre Lobato era quase nenhum, assim como de muitos que estão a ler este Post. Monteiro Lobato foi MUITO mais que um escritor do Sítio do Pica-pau Amarelo. Identifiquei nesta breve pesquisa, as “muitas faces deste cidadão brasileiro – gênio e herói “ e sua vasta luta com o slogan “O petróleo é nosso” pois ele como empreendedor individual (sem apoio governamental) pesquisou e perfurou poços em várias partes do Brasil. Ele foi um precursor da nossa Petrobras que, aliás deveria render-lhe justas homenagens – coisa que nunca vi da parte do Governo.MONTEIRO LOBATO – ESCRITOR E MUITO MAIS …:
Imagino que, assim como eu, muitos ao ouvirem o nome Monteiro Lobato pensem no Sítio do Pica-pau Amarelo e seus personagens. Poucos sabem que a complexa biografia deste ilustre brasileiro incluem o advogado, o fazendeiro, o editor e tradutor de livros, o empresario do petróleo, o escritor de livros adultos, políticos, críticos e polêmicos e, é claro o seu maior prazer, o de escritor de livros infantis – http://www.arcauniversal.com/lazer/noticias/as_varias_faces_de_monteiro_lobato-845.html e se quiserem aprofundar um pouco mais assistam o vídeo do link Youtube a seguir http://www.youtube.com/watch?v=JNyxrOyLEdM&feature=related ou um documentário do YouTube e 33 min. produzidos pelo Globo Repórter – muito interessante e esclarecedor.MONTEIRO LOBATO – UM VISIONÁRIO E HERÓI BRASILEIRO:
As palavras utilizadas no Post de “gênio” e “herói brasileiro” não são ao acaso. Tais palavras fazem jus ao Monteiro Lobato que tanto foi perseguido por conta de sua visão e inteligência além do seu tempo (um visionário), quer seja por implantar uma literatura nacional e uma indústria editorial brasileira, quer seja por liderar a Campanha “O Petróleo é nosso !” , ou por tentar de montar um negócio de extração (sem apoio algum do governo) , ou ainda “herói” por bater de frente com o poder da ditadura Vargas, da Igreja Católica (…que demonizou seus livros e sua pessoa) e o poder da influência dos EUA na nossa região no pós-2ª. Guerra.MEU TRIBUTO AO MONTEIRO LOBATO:
Assim, quero expressar minha profunda admiração por este maiúsculo e imortal “cidadão brasileiro” que deixou um gigantesco legado, cuja influência ultrapassará em muito os 130 anos de seu nascimento ou os 66 anos de seu falecimento – em 2014. Basta assistirmos os depoimentos de acadêmicos especializados sobre os muitos efeitos positivos do conjunto da “Obra / Monteiro Lobato” – http://www.youtube.com/watch?v=f4odJBLWTRo&feature=related . Na minha opinião, assim como João Paulo II – em 31/10/1992 (após 360 anos) – reconheceu os enganos cometidos contra os postulados de Galileu; a nossa Igreja, a Petrobras e o Governo Brasileiro deveriam seguir este exemplo, reconhecendo o trabalho, valorizando e pedindo desculpas pelos erros históricos contra o Monteiro Lobato, um ícone da indústria do petróleo no Brasil, um patriota, um “líder e empreendedor”.- Tagged: cidadão brasileiro, Emília, Gênio brasileiro, Globo Repórter, Governo do Brasil, Herói brasileiro, ilustre brasileiro, Indústria do Petróleo, Indústria Editorial, Jeca Tatú, Monteiro Lobato, Narizinho, O petróleo é nosso, Petrobras, presidente Dilma, Rede Globo, Sítio do Pica-pau Amarelo, Taubaté, Visconde
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários