mar
Microambiente Organizacional é artigo que integra uma “Modelagem Conceitual de Negócio” formado por outros 4 Posts: Clima e Cultura Empresarial, Sincronismo Organizacional, Metodologia BSC e Inteligência em Gestão. Escrevemos estes cinco Posts pois acreditamos que formam consistente base conceitual de “Gestão Empresarial de Sucesso” e que constituem os alicerces sobre os quais empresas bem sucedidas foram construídas. Foram planejadas para durar e perduram ao longo de décadas, algumas séculos. Nosso título tem sua origem na expressão “microclima”, que será abaixo explicado !
MICROAMBIENTE – Algumas considerações: …
Uso do conceito metafórico do Microclima ? O microclima é uma área relativamente pq. cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior. Os microclimas geralmente formam-se quando há barreiras geomorfológicas, ou elementos como corpos de água ou vegetação. E nas empresas – os ambientes (fig. acima), podem ser definidos como o conjunto de todos os fenômenos externos à organização que apresentem algum tipo de influência direta ou potencial sobre suas operações. Além do Microambiente da Empresa, há o Macroambiente e o Mesoambiente, cada um deles com variáveis específicas e suas influências. No presente Post, vamos fazer análise e breves considerações sobre impactos ao “Microambiente”: … 1) A importância do estudo e consideração dos ambientes, do entorno à empresa, consiste na possibilidade de verificar pontos críticos de pressão ambiental e identificar prováveis tendências de mudança, além de aumentar o poder de previsibilidade e controle; 2) Proatividade da organização sobre os elementos externos e de desenvolvimento de mecanismos de gestão. Historicamente, os ambientes tem sido considerados elemento-chave na definição de estratégias organizacionais; 3) Sob diferentes interpretações e modelos, é constante a busca por teorias explicativas e preditivas da influência dos ambientes sobre a organização, e vice-versa. A própria evolução dos estudos de estratégia reflete mudanças periódicas em termos de percepção e levantamento de hipóteses a respeito da influência ambiental sobre as organizações; e 4) Neste sentido, uma análise das tendências atuais no pensamento estratégico é um exemplo de como a percepção generalizada a respeito do ambiente afeta a definição de estratégias organizacionais. Na maior parte das grandes organizações, hoje, prevalece a percepção de que o ambiente tem se tornado cada vez mais turbulento, complexo e imprevisível.
Século XXI e suas constantes descontinuidades? O fato é q qualquer previsão corre o risco de não se concretizar diante do ritmo acelerado das mudanças que configuram o ambiente das organizações. Aliás, parece ser necessária uma revisão do próprio conceito de ambiente, em particular no que se refere à abrangência e interação entre os múltiplos “ambientes” aos quais estão sujeitas as organizações. De qualquer forma, são relacionadas algumas tendências para a formação de uma agenda de estudos ambientais em estratégia: a) aumento na busca por explicações interdisciplinares sobre o impacto dos elementos ambientais, b) crescimento dos estudos de redes interorganizacionais, c) aumento do interesse por fatores ambientais relacionados à questão da sustentabilidade global em seus diversos níveis e, d) busca contínua por ferramentas gerenciais que aumentem a capacidade de percepção e filtragem das informações ambientais.
Saiba +++ sobre este e outros temáticas de gestão em Administradores ou no Blog sobre Gestão. Além dos 4 Posts citados no preâmbulo: Clima e Cultura Empresarial, Sincronismo Organizacional, Metodologia BSC e Inteligência em Gestão.
- Tagged: BSC, descontinuidades, Inteligência em Gestão, Macroambiente, Mesoambiente, Microambiente, microclima, sincronismo organizacional
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários