O BSC é uma excelente ferramenta para a tradução dos objetivos organizacionais em parâmetros mensuráveis e para comunicação da estratégia e do que significa “sucesso” para todos na organização. Ou seja, é Metodologia muito útil e necessária ao Planejamento Estratégico de empresas industriais e do segmento Tech (EBT´s e Startup´s).
O BSC também possibilita o alinhamento de metas individuais com os objetivos estratégicos – os indicadores passam a influenciar o comportamento de cada funcionário, direcionando os esforços para o que realmente conta, que é o resultado final. É uma Metodologia dinâmica que tornou-se muito visual e atrativa.
METODOLOGIA BSC – 4 DIMENSÕES DE GESTÃO:
O BSC baseia-se nas 4 dimensões de gestão (ver fig. acima), denominadas perspectivas onde as relações de causalidade entre objetivos estratégicos são mencionadas, mas não há muita clareza de como isso pode ser alcançado. O BSC permite o aperfeiçoamento do processo de planejamento estratégico, ao fornecer um feedback dos indicadores realmente estratégicos para o negócio. Por tudo isso, o BSC está se tornando no elemento central dos processos de gestão das organizações que o adotam: “de mero sistema de medição, ele se transformou numa poderosa ferramenta de gestão”. Com a inclusão na Metodologia da análise dinâmica através dos “Mapas com Indicadores Estratégicos”, o BSC tornou-se ainda mais atrativo por conta da facilidade que a visualização dos níveis de desempenho, proporcionam aos decisores. Além disto, possibilitou também a criação de Painéis de Controle (Dashboards) especializados e/ou segmentados por áreas de resultado – centros de custo ou centros de lucratividade.
METODOLOGIA BSC – PROCESSOS & INDICADORES:
Robert Kaplan e David Norton criaram o Balanced Scorecard (BSC) e, resumidamente descrevem assim a inovação trazida pelo BSC: “Indicadores financeiros são incapazes de capturar as atividades de criação de valor dos ativos intangíveis da organização”: – Habilidades e competências; – Motivação dos empregados; -Tecnologia; -Processos internos; -Fidelidade e relacionamento c/ os clientes. Há um [TOP ANEXO] de uma palestra minha, com mais explicações e detalhes.
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