nov
Na Escola da Vida somos todos alunos. Uns mais estudiosos e adiantados, outros mais atrasados e às vezes menos dedicados. Mas enfim somos todos aprendizes. Aprendendo lições teóricas e práticas, quer seja na área de Ciências Exatas, quer seja na área de Humanas ou na área Moral. Aliás, nesta últimas há muitos maus alunos, que não aprendem e até faltam às “importantes” aulas de humildade, empatia e ética. Para boas lições de Vida, sem dúvida, o amor e a dedicação tanto de mestres quanto de aprendizes é a melhor metodologia, a melhor didática. Embora o professor Mário Sérgio Cortella, num de seus muitos debates considere que: “Castigos fazem parte da aprendizagem, mas não podem ter traços de crueldade.” Esta temática será melhor explicitada abaixo.
Escola da Vida – Aprendizes q viraram mestres: …
Escolhemos as 3 personalidades abaixo porque todos foram e ainda são “gente da melhor qualidade”. Pessoas que por sua obra, falas e exemplos mostraram, como alunos, podem tornarem-se Mestres na Escola da Vida. Cora Coralina transformou-se depois dos 50 anos e, publicou seu primeiro Livro, aos 76 anos.
A) Sobre Cora Coralina – (Ago.1889 / Abr.1985): mais do que ninguém no Brasil e, talvez no mundo, foi uma aprendiz excelente e até tornar-se poetisa e mestra na “Escola da Vida”. Viveu uma realidade difícil por conta de ser mulher, dos preconceitos e da rigidez do marido. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Ao completar 50 anos, a poetisa relata ter passado por uma profunda transformação interior, a qual definiria mais tarde como “a perda do medo”. Nessa fase, deixou de atender pelo nome de batismo e assumiu o pseudônimo que escolhera para si muitos anos atrás. Durante esses anos, Cora não deixou de escrever poemas relacionados com a sua história pessoal, com a cidade em que nascera e com ambiente em que fora criada.
B) Sobre Rachel de Queiroz – (Nov.1910 / Nov.2003): Outra aluna nota 10 na “Escola da Vida”; mulher inteligente, jornalista e engajada nas lutas sócio-políticas de sua época. Foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras – 1977. Em 1993, foi a 1a. mulher a ganhar o Prêmio Camões. Cronista emérita, publicou mais de 2.000 crônicas, cuja seleta propiciou a edição dos seguintes livros: A donzela e a Moura Torta, 100 crônicas escolhidas, O brasileiro perplexo e O caçador de tatu. No Rio, onde passou a residir em 1939, colaborou no Diário de Notícias, em O Cruzeiro e em O Jornal. Escreveu duas peças de teatro, Lampião, em 1953, e A Beata Maria do Egito, de 1958. No campo da literatura infantil, escreveu o livro O Menino Mágico, a pedido de Lúcia Benedetti. O livro surgiu, entretanto, das histórias q inventava p/ os netos. Dentre as suas atividades, destacou-se tb. como tradutora, c/ cerca de 40 livros vertidos p/ o português. Participou da 21ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em 1966, onde serviu como delegada do Brasil, trabalhando especialmente na Comissão dos Direitos do Homem. Eleita, em 2000, p/ o elenco de “20 Brasileiros Empreend.s do Século XX”, em pesquisa realizada pela PPE (Personalidades Patrióticas Empreendedoras).
C) Sobre Mário Sérgio Cortella – (Mar.1954 / … ): Um dedicado educador brasileiro, comprometido com o Ensino, a Educação e com a sociedade brasileira. É um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário, mais conhecido por divulgar, com outros intelectuais como Clóvis de B. Filho, Karnal e Pondé, questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. Comentarista do Programa “Escola da Vida” na Rádio CBN.
Recomendamos também ler / assistir breve vídeo Sobre nosso Blog, além dos Posts: “Dramas no Ensino Básico” , “Atratividade nos Ambientes de Ensino” , “Flores no Pântano Brasil” e “Educar para Transformar” .
- Tagged: Albert Einstein, Cora Coralina, Educação, educador, Escola, Mário Sergio Cortella, Moacir Gadotti, ONU, Perguntas, Rachel de Queiroz, Rádio CBN
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários