Dimensões Pessoais e Empresariais é uma reflexão analítica sobre a tríade Trabalho x Vida x Saúde. Vivemos na Era da Velocidade, Virtualidade e da Falta de Tempo, este conjunto está impactando os 3 Aspectos acima citados. O impacto sobre o Trabalho se reflete no fato de muitas pessoas andarem incomodadas com suas metas / cargos / carreiras, quando “Todos precisamos de algo para fazer. A atividade é natural. É difícil saber porque deve haver qualquer falta dela“. O impacto sobre a Vida dá-se por conta do estresse associado ao exercício da profissão, quando na verdade há “Falta de foco e disposição de produzir mais e melhor aqueles produtos ou serviços que ofereçam maiores Margens de Contribuição” e sobre a Saúde reflete-se como “Perda do sentido de trabalho, desencanto com a vida e, em muitos casos, depressão como uma decorrência“. Sobre as questões da Velocidade, da Virtualidade e falta de Tempo, vamos abordar estes 3 aspectos de forma mais detalhada, a seguir !
Dimensões Pessoais e Empresariais: …
Sobre as questões mais Humanas e Pessoais, vale ressaltar, que após muitos anos de vivência como consultor e executivo de grandes empresas e, com alguns anos de atuação como Gestor de Pessoas, me permitem afirmar que a questão do “estresse humano” nas organizações nunca esteve num momento tão crítico. A seguir indicamos 4 Posts escritos entre 2017 e 2018 que explicitam com clareza esta temática: “Administrando o Estresse Organizacional” , “Mundo Moderno, Estresse e Complexidades” , “Profissão, Vocação e Missão” e “Resiliência e Flexibilidade no Séc. XXI” .
Sobre as questões Empresariais, também já estudamos e vivenciamos na prática (durante +40 anos) a realidade de grandes empresas públicas (COPEL e CRT), empresa multinacional (Souza Cruz S.A), empresas médias e grandes nacionais (RBS, NTS e Dígitro) e Startups (4S Inform., consultor MIDI / ACATE de 2001-04 e Inergiae). Hoje vivemos na realidade da sociedade da informação. É um contexto não estável, uma vez que está sujeita a dois poderosos agentes de transformação dos homens e das estruturas sociais. Por um lado, a TECNOLOGIA, que historicamente tem transformado as sociedades e; por outro lado, a INFORMAÇÃO, que se constitui no mais forte e poderoso fator de transformação dos homens e, conseqüentemente, das estruturas sociais. A seguir indicamos 3 Posts escritos entre 2017 e 2018 que explicitam com clareza esta temática: “Nosso Futuro: 7 Reflexões” , “Inteligência em Gestão” e “Sincron. Organizacional“ .
Sobre o impacto da Virtualidade na nossa Vida e nas Empresas da Pós-Modernidade, nós recomendamos 2 artigos baseados nos conceitos de Zygmunt Bauman: “Vidas Sólidas num Contexto Líquido” e “Distraídos e Desfocados Pós-Modernos” ; além do interessante link externo .
Para elaboração deste artigo usamos muitas referencias do nosso Post 528: “Paradoxos de nossa Época”, o qual recomendamos a leitura (… é baseado nos conceitos do livro de Charles Handy – A Era dos Paradoxos).
- Tagged: Charles Handy, COPEL, Dígitro, Dimensões, Empresariais, Organizacional, Pessoais, Peter Drucker, RBS, Resiliência, sincronismo
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários