Comprometimento e Patriotismo das Elites brasileiras, é uma questão que desde muito habita nossos pensamentos e diria, que passados uns 40 anos de reflexão, nossa resposta para a questão acima é: “Bem baixos, senão inexistentes” … explicarei a seguir brevemente minha resposta, numa tentativa de caracterizar o que significa uma Cidadania Ativa, de qualidade.
Primeiro é importante caracterizar de que elite estou falando. Falo daquela composta por pessoas que detém poder econômico, poder político ou elites oriundas de famílias tradicionais. E desculpem, as exceções que certamente existem, em qualquer dos casos, mas sobre a questão comprometimento – que seria o cuidado com as escolas, os professores e a infraestrutura de seu bairro, sua cidade, seu estado. Nota-se que são preocupações muito menores que a arquitetura e design da casa ou apartamento, com a marca do carro importado, a grife das roupas e/ou os investimentos em turismo no exterior – na Europa, nas Ilhas Seychelles ou em Las Vegas.
Sobre a questão patriotismo, um tema mais amplo, mais abrangente que tem a ver com o futuro do Brasil, com a diminuição do analfabetismo, da miséria, da criminalidade , da violência urbana ou no trânsito – aí o tema torna-se + sensível e delicado, pois o q mais vemos é investimentos em “sistemas de segurança” p/ as casas e/ou condomínios, carros maiores e blindados, o envio dos filhos para intercâmbios / estudos em escolas no exterior e até morar em Miami /USA, por exemplo. Enfim, vemos poucas pessoas das elites participando em reuniões de pais nas escolas, atuando junto a conselhos tutelares e de apoio a crianças vítimas de abandono e violência (…foco original da criminalidade e da violência) – aliás este assunto sobre “a criança” nos faz lembrar uma frase muito interessante: “Ame e eduque a criança para não precisar punir o adulto”. E tb. vemos pouca presença em Fundos Nacionais de Fomento – p/ as PMEs nacionais (campeãs de empregos) – sim pq. suas aplicações são em geral nos negócios da família, nos capitais especulativos das Bolsas ou literalmente enviando o dinheiro para locais seguros – em paraísos fiscais fora do Brasil.
Comprometimento & Patriotismo – Reflexões: …
Terminamos este POST com nossa opinião: se quisermos de verdade um Brasil melhor para nós, nossos filhos e netos – nós, os cidadãos – é que teremos que construí-lo com maior controle sobre os nossos governantes, com uma atenção aos investimentos e gastos públicos. Há algum tempo, por exemplo, a Cristiane Torloni, fez uma bela defesa da Amazônia “Para Sempre” e lembrou que tramita no senado Legislação para o “Desmatamento Zero”. Pois questões como comprometimento e patriotismo começam em cada um de nós, na nossa família, no nosso bairro, na nossa cidade e no nosso engajamento com as grandes questões do Brasil. Se não sonharmos, trabalharmos e investirmos na construção de um país melhor, de um futuro melhor, nos restará provavelmente um destino sombrio como país de 3º mundo – embora hajam muitos discursos em contrário. De nossa parte, na elite (classe média) q integramos, há sempre muitos impostos a pagar, muito estudo e muito trabalho. Todos os profissionais liberais e os colegas empresários de tecnologia, buscamos um Brasil maior e melhor para todos. Assim sendo, acessem o link #UnidosContraACorrupcao , as nossas publicações no Twitter: @gestaoebt ou na #CidadaniaAtiva . Escrevemos outros 3 Posts q consideramos q complementam a presente temática: “Cidadania Ativa e Construtiva” , “Cidadania sob Constantes Mentiras” e “Cidadania em Alta. Política em Baixa” .- Tagged: #CidadaniaAtiva, #UnidosContraACorrupcao, Agriness, Amazônia Para Sempre, Audaces, Capital Intelectual, cbn, Ciência e Tecnologia, Comprometimento com o Brasil, Crianças brasileiras, Cristiane Torloni, elites brasileiras, Europa, gestão estratégica, Ilhas Seychelles, Las Vegas, Ozon-in, patriotismo, reuniões de pais nas escolas, Spherical Networks, Tecnologias
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários