Aprimoramento Moral será o grande desafio do século XXI. Tal aprimoramento é inexorável, ou será pelo saber e o amor ou será pela dor. Estamos, a civilização humana, condenados à evolução e ao aprimoramento. Os mais teimosos, resistentes e viciados no hedonismo, sofrerão mais; mas no geral todos seremos de alguma forma afetados. Alguns caminharão em direção da luz; mas muitos ficarão nas sombras de seu ego. Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim ´morales´, cujo significado é “relativo aos costumes”. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.
Aprimoramento Moral: Reflexões
A moral é um padrão externo que pode ser fornecido por instituições, grupos ou cultura a qual um indivíduo pertence. Também pode ser considerada um sistema social ou uma estrutura para um comportamento aceitável. A ética, apesar de ser influenciada pela cultura e pela sociedade, são princípios pessoais criados e sustentados pelos próprios indivíduos. Por conta disso, o indivíduo pode basear-se em princípios éticos para questionar uma moral vigente. Saiba +++ .
1) Moral e Civismo na Educação: Artigo com reflexões sobre a importância de incluirmos, em nossa Educação Básica, estudos sobre os significados e a importância destas duas palavras; para o futuro da #PatriaAmadaBrasil . Tive a sorte de estudar em minha pré-adolescência os vários deveres e obrigações que envolvem estas 2 importantes palavras. Quando falamos “civismo” em qualquer ambiente, podemos nos deparar com olhares desconfiados e outros contentes. Isso decorre pela importância ideológica que esse termo foi utilizado durante momentos da vida brasileira, fazendo parte de sua história. Saiba +++ .
2) Limites Pessoais no Prazer e na Moral: Artigo com reflexão sobre a atual realidade de muitos jovens e adultos que entregam-se facilmente aos encantos do luxo e da ostentação. Adotam o hedonismo – como estilo de vida. Curtem os prazeres da vida, numa escala excessiva e sempre crescente; o que acaba impactando fortemente a saúde física, emocional e espiritual. Neste contexto é bom que lembremos da frase bíblica do Apóstolo Paulo: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo me convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. [ Paulo – Coríntios 6:12 ] . Saiba +++ .
3) Homem Básico e Homem Espiritual: Uma reflexão necessária aos dias atuais. A palavra homem está no contexto de gênero humano. E a pandemia do coronavírus, veio apenas evidenciar a necessária mudança de postura dos cidadãos do mundo, em geral, e do Brasil em particular. O homem básico é um ser humano que não se conhece, não tem noção de sua força transcendente que está na sua constituição como um ser espiritual. Desde os primórdios dos tempos a grande maioria das pessoas do mundo tem vivido como seres humanos básicos, porque pensam que a vida reduz-se em ter o que comer, realizar suas necessidades biológicas e sexuais, ganhar dinheiro, adquirir bens materiais, cuidar de sua vida particular e ter um viver mesquinho, atribulado por problemas e pela morte. Está longe de suas cogitações, a existência de um Deus sábio, das complexidades do nosso pequeno planeta e da grandeza do Universo. Saiba +++ .
Atenção pessoAll, este é o nosso Post N. 584, assim recomendamos que curtam às outras centenas de Posts nas Abas “Qualidade de Vida” , “Trabalho e Vida” e “Reflexões” – de nosso Blog, ou em nosso Canal Youtube . Há muitas coisas interessantes e úteis tanto em nosso Blog, no Canal Youtube ou na Fanpage “escolatrabalhoevida”.
- Tagged: #CidadaniaAtiva, #gestaoebt, Amor, Aprimoramento, Civismo, Dor, Ego, egoísta, Espiritual, Ética, hedonismo, Leo Tolstoy, Madre Tereza de Calcutá, Moral, orgulho, vaidade
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários