jan
Uma questão importante do mundo moderno, que muitos denominam de Pós-modernidade. No centro desta questão está um excesso de consumo, frente a finitude de recursos do planeta Terra ou do como processar tanto lixo gerado. São discussões importantes, essenciais a todos os seres da Terra. Recentemente assisti ao filme “Sem dor, sem ganho” (No pain, no gain) – baseado em fatos reais e que é um exemplo nítido, da questão da Pós-modernidade imersa num capitalismo exacerbado, que precisa ser repensado e humanizado; buscando-se uma vida mais solidária e fraterna.
PÓS-MODERNIDADE – VISÕES DE BAUMAN E PONDÉ:
Este Post está sendo gerado por conta de minhas pesquisas no YouTube e nos bons vídeos lá existentes. Assim, identifiquei um interessante Programa da TV Cultura / SP, nos traz o professor e filósofo Luiz Felipe Pondé comentando a obra de Zygmunt Bauman sobre a “Pós-Modernidade”. Ele nos mostra que a pós-modernidade é antes de tudo um tipo de consciência diante dos fracassos da utopia moderna e por isso somente ela pode estabelecer o diagnóstico de nossa época. O filósofo Luiz Felipe Pondé é pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv e professor do programa de pós-graduação em ciências da religião e do departamento de teologia da PUCSP, da Faculdade de Comunicação da FAAP e da Casa do Saber. Ao longo do interessante vídeo é utilizada a metáfora “de que estamos caminhando sobre uma fina camada de gelo (a realidade)” e por isso temos pressa, corremos tanto, temos tanto medo. O prof. Dr. Pondé ainda ressalta 2 aspectos das Pós-Modernidade que são: Perspectiva diante da vida e Habitat pós-moderno.
PÓS-MODERNIDADE – ANÁLISES & REFLEXÕES:
Sobre a questão da Pós-modernidade e as idéias do escritor Zigmunt Bauman, sempre considerei este sociólogo / filósofo muito aderente a nossa realidade de século XXI, tanto que já publiquei o POST: “Mundo Líquido Moderno”, segundo Z. Bauman. Agora, mais recentemente, assisti o já citado vídeo na TV Cultura – assim não deixem de assistir o Youtube de 44:13 anexo com os comentários e análises inteligentes do Prof. Dr. Pondé [VÍDEO]. Lá pelos minutos 11 a 17 ele fala de quando iniciou a Modernidade (1500), os impactos negativos deste modelo refletidos no século XX, os problemas do mundo com as especialidades e seus especialistas e, em tempos de redes sociais, a questão de estilo pessoal – do “quem somos” na sociedade. Nos minutos 28 a 33 dá dicas muito interessantes sobre a postura contemporânea das pessoas.
- Tagged: CPFL, Fraternidade, Habitat pós-moderno, no pain - no gain, O Mundo Líquido Moderno, Perspectiva diante da vida, Pós-Modernidade, Prof. Luiz Felipe Pondé, solidária, TV Cultura / SP, Zygmunt Bauman
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários