Vida com Sabedoria – 7, abordará a vida do maior físico do Brasil, o Dr. Cesar Lattes. Um dos maiores cientistas do Brasil, c/ reconhecimento internacional por sua contribuição vital ao desenvolvimento da física das partículas elementares. Dominou uma técnica experimental de identificação de partículas subatômicas como nenhum outro cientista soube fazer, e com isso sua presença foi decisiva nos experimentos que identificaram pela primeira vez o “méson pi”. Modelo para toda uma geração de físicos, sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil foi importantíssima, tendo sido um dos criadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e do Inst. de Física da Unicamp.
Segundo, Rogério Cezar de Cerqueira Leite – físico e professor emérito da Unicamp – “… ele teve a importância emblemática pela primeira grande conquista intelectual de um brasileiro na ciência. Certamente mereceria o Nobel se não fossem algumas questões políticas. Foi graças a esse sucesso que o Brasil começou a investir em ciência, com a fundação do CBPF e do Conselho Nacional de Pesquisa”.
VIDA COM SABEDORIA – Cesar Lattes:…
Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes (Curitiba, 11 de julho de 1924 – Campinas, 8 de março de 2005), foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi, descoberta q levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell. Fez os seus primeiros estudos em sua cidade natal e depois em São Paulo, vindo a graduar-se na USP, formando-se em 1943, em matemática e física. Lattes é um dos físicos brasileiros mais ilustres e honrados e seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica. Ele também foi um grande líder científico de física brasileira e foi uma das principais personalidades por trás da criação do importante Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba Mais.VIDA COM SABEDORIA – IDÉIAS / PENSAMENTOS: …
1- “A ciência não pode prever o que vai acontecer. Só pode prever a probabilidade de algo acontecer. ” 2- “O homem como cientista é amoral. Só é moral como homem, não se preocupa se o que descobre vai ser usado para o bem ou para o mal. Como toda descoberta científica dá mais poderes sobre a natureza, ela pode aumentar o bem ou o mal. ” 3- “…ciência sem consciência é a ruína da alma…” 4- O “Doutor Latinha” afirmava que tudo tinha alma. Falava por conhecimento de si mesmo, ele que foi uma “grande alma” brasileira. – escrito por: João Marcos C. Soares, engenheiro e amigo. 5- “Tudo o que fiz não vale uma Sinfonia de Mozart”. 6- “A ciência é uma irmã caçula (talvez bastarda) da arte”. 7- “A ciência dever ser universal, sem dúvida. Porém, não devemos acreditar incondicionalmente nisto”.- Tagged: CBPF e do Conselho Nacional de Pesquisa, Cesar Lattes, CNPQ, Instituto de Física da Unicamp, Instituto de Física da USP, UNICAMP, Vida
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários