Grandes verdades resistem ao tempo e, o grande líder, Nelson Mandela é uma delas. Há pouco mais de um ano, em 05.Dez.2013, o mundo perdeu este grande personagem da história do século XX e da África. Junto com ele foram suas idéias inspiradas na paz, na fraternidade e na igualdade das pessoas e raças. Lutou bravamente, com honra, a vida toda, para libertar seu povo na África do Sul do Apartheid inglês. Antes de chegar nesta condição ficou 27 anos preso, quase incomunicável em Robben Island e outros presídios. Ao sair em 1990, assumiu a liderança do país e com liderança e ética soube costurar a paz, regras de convivência e a governabilidade de seu país. Por conta disto, em 1993, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz. Ou seja, este líder foi uma grande verdade para o seu povo e para o mundo; deixando um vasto legado em exemplos, idéias e livros. Por aqui, tivemos o Lula, o líder sindical pobre, sofrido, com pouca cultura, que assumiu o Brasil em 2003 com uma vasta maioria de votos por conta da esperança de todo um povo que buscava melhoria de vida, na saúde, na educação e mais empregos. Sua gestão inicial, seu primeiro mandato foi tão positivo, que foi reeleito; mas aí pesou a falta de estatura política, moral, de liderança e gestão que perderam-se frente à corrupção e as denúncias do Mensalão. Ou seja, ele não era um grande líder de verdade (a exemplo do Mandela), não resistiu ao tempo. Entrará para a história como um brasileiro esperto, agitador sindical, agressivo e pouco ético. Após os 8 anos na Presidência ficou milionário; mas o povo brasileiro (em sua grande maioria) continua pobre, sem saúde, sem educação e sem emprego.
VERDADES RESISTEM AO TESTE DO TEMPO:
Vamos traçar um paralelo entre as 5 grandes verdades, que resistiram ao tempo e outras cinco que não resistiram por não serem verdades.
1- O Mahatma Gandhi também foi um grande líder e inspirador de Nelson Mandela; 2- Margaret Thatcher, formada em Oxford, foi avaliada como grande gestora como Primeira-Ministra da Inglaterra; 3- O Solidariedade foi um Partido Político abençoado pelo Papa João Paulo II, por sua luta legítima em favor dos trabalhadores e do povo; 4- A EMBRAER, fundada pelo Eng. Ozires Silva, continua como grande empresa global sem controle estatal; e 5- … os “Josés” (Bonifácio – tutor de Dom Pedro I e o Ferreira – o Lampião) foram heróis por sua inteligência e luta em favor do desenvolvimento do Brasil.
INVERDADES NÃO RESISTEM AO TESTE DO TEMPO:
1- O Lula foi comparado ao Lech Walesa, líder trabalhista polonês. Mas o tempo mostrou que não era verdade; 2- A Dilma foi avaliada como grande gestora, uma Ministra de Minas e Energia e Presidente do Conselho da Petrobras (2003 a 2010). Mas hoje diz não ter conhecimento dos graves desvios na estatal (?), ou seja, estava longe de ser uma grande gestora e uma brasileira com integridade para cargos de tamanha envergadura; 3- O PT foi comparado ao Solidariedade, um partido político polonês, legítimo e ético, fundado por Lech Walesa. Mas o tempo mostrou que estava muito longe de ser verdade; 4- A Petrobras foi considerada uma das 10 grandes empresas globais por sua excelência, gestão e produtividade; assim como Eike Batista pousou como grande empresário (um bilionário) atuando no setor de petróleo e gás. Em ambos os casos o tempo mostrou que não eram sustentáveis; e 5- … os “Josés” (Genoíno e Dirceu), foram considerados heróis nacionais por sua luta contra a ditadura (?). Hoje são réus condenados por corrupção ativa e passiva. Novamente o tempo foi implacável com ambos.
Enfim, Nelson Mandela, Lech Walesa, Margaret Thatcher, José Bonifácio e José Ferreira, iluminaram a história com honrosas e robustas biografias. Os demais, em sua pequenez, serão lembrados como equívocos de um povo, de uma época, como sombras da história.
- Tagged: Eike Batista, José Bonifácio, José Dirceu, José Ferreira, José Genoíno, Lampião, Lech Walesa, Lula, Mahatma Gandhi, Margaret Thatcher, Nelson Mandela, Oxford, Papa João Paulo II, Petrobras
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários