jun
Transparência e Verdade: algumas reflexões
1) A translúcida transparência da verdade – A verdade, esta prática tão esquecida nos tempos q correm, ao lado da modéstia, da intenção e da humildade, pode transformar a vida de um Ser num manancial de alegrias e grandes realizações. A verdade é, sem dúvida, uma fonte inesgotável de bem estar e de paz, uma vez que, como dizia o cantor espanhol José Manuel Serrat em uma de suas magistrais composições: “Nunca é triste a verdade. O que ela não tem é jeito”. Ao escrever esta frase (ou copiá-la de algum filósofo) o cantor queria dizer que a verdade é definitiva. Não dá para burlar, não dá para resumir, não dá para disfarçar. Saiba +++ .
2) Transparência e Verdade na Política – “Na AL, temos uma longa experiência com a pós-verdade e o populismo”: A revista The Economist descreve o conceito da pós-verdade como uma confiança em afirmações q se “sentem verdade”, mas que não se apoiam na realidade. As vitórias de Trump nas eleições presidenciais dos EUA e do Brexit, na Grã-Bretanha, fizeram com q Dicion. Oxford a elegesse como a palavra do ano. É claro que estamos vivendo em uma Era na qual as pessoas têm menos paciência para fatos, dados e verdades. Uma Era, na qual as emoções e “afirmações” que se ‘sentem verdade’, mas não se apoiam na realidade “têm precedência sobre o objetivo e a realidade”, cria um enorme desafio para os meios de comunicação. Editores e diretores de comunicação ao redor do mundo se perguntam sobre como reagir à desconfiança e falta de credibilidade e o que fazer para continuar se conectando com suas audiências. Audiências q deixaram claro que querem maior transparência e maior participação. Audiências que são céticas dos tecnocratas (em grande parte, por culpa dos próprios tecnocratas) e que querem ser consultadas e ser partícipes das soluções para seus problemas. Saiba +++ .
3) A Era da Verdade – “A bolha da reputação estourou. Só quem é transparente de verdade sobrevive”: [ Danilo Maeda, diretor JeffreyGroup ] Saiu há alguns dias o resultado do estudo anual Global RepTrak® 100, produzido pelo Reputation Institute. A pesquisa ranqueia as 100 empresas com melhor reputação em todo o mundo, de acordo com a metodologia RepTrak. Este ano, o levantamento registrou a primeira queda significativa no índice médio de reputação das 100 melhores desde a crise global de 2008. Ou seja: mesmo em meio a uma (lenta) recuperação econômica, a confiança do público em relação às empresas caiu significativamente. Saiba +++ .
Escrevemos outros 3 Posts, onde a temática também foi abordada: “TRANSPARÊNCIA – FIFA, CBF, Gov. Brasil ?” , “NOVO Brasil exige Moderniz. da Gestão Pública” e “Verdades sobre Mentiras” .
- Tagged: Brasil, Brexit, Danilo Maeda, Izabel Telles, Jean c. Sestrem, JeffreyGroup, quântico, Reputation Institute, The Economist, transparência, Trump, Verdade
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários