jun
Simbólicos e Diabólicos é artigo que trata de moral e ética e busca explicar às pessoas em geral o significado destas duas palavras muito presente na Mitologia, nas Religiões, na Política e no Poder das Corporações. No sentido simbólico conferem um sentido de ordem às suas existências e, na Religião criando a sensação do sagrado. E, na Política criando uma Pantomima de Poder fazendo com q os cidadãos tenham uma falsa idéia de Justiça, de Leis e Regras (Constituição) e de Democracia. Porém há o lado – o diabólico; q corresponde ao um fechamento para essas possibilidades, tanto no sagrado quanto no político. Em ambos os casos a palavra “Pantomima” cabe aos seus respectivos contextos; pois é a representação de uma história exclusivamente através de gestos, expressões faciais e movimentos, especialmente usadas na religião, na política e nas artes (dramas, comédias ou na dança). Hoje, vivemos uma vida mais simbólica, regida pelos “Símbolos”; sem toda a noção da contraparte diabólica. Nossa felicidade está naquilo que conseguimos fazer sem divisões, sem trocas, e sem desavenças e separações. Toda divisão é fruto de uma ação diabólica, a divisão parte de um dualismo que gera inimizade e desamor. Portanto, a simbolização é uma capacidade essencialmente humana. A memória, a imaginação e as impressões psíquicas empregam essa função. Uma grande parte do conhecimento nos chega através dos símbolos. As religiões os utilizam, a Ciência, a Política, a Mitologia, bem como os sonhos, as alegorias, os contos de fadas e os rituais.
Simbolicos & Diabólicos: Algumas Reflexões
Começando pelas artes podemos citar o filme “O Diabo veste Prada” um clássico de Hollywood, filme de 2006. E na política brasileira atual temos “n” casos envolvendo os poderes Legislativo, o STF e o Judiciário (imagem acima). Saiba +++ no artigo do item 1, na reportagem do item 2 e nos Posts dos itens itens 3 e 4.
1) O Poder dos Símbolos: Muito se fala do poder dos símbolos. Algo capaz de sintetizar toda uma idéia, conceito, motivo, razão e circunstância de um fato em um desenho. Também ouvimos falar de uma realidade simbólica. Mas o que é o símbolo ? Em grego, seria a união de duas palavras “Sin” (junto, perto, ao lado) + “Bolós” (levar, movimentar, trazer, bailar), que numa leitura imediata quer dizer: trazer para junto. Assim, todo símbolo tem por função trazer o que representa. Nenhum símbolo é o que representa, mas de algum modo, faz presente aquilo que indica. Como uma imagem sobre a mesa da casa de uma família, de modo algum aquele objeto é divino, mas é sagrado na medida em que traz presente a fé daquele que o depositou lá. Também está presente nas diversas culturas a realidade diabólica. Não se trata de uma personificação do mal, como faz uma fé mais simplória e menos depurada. Mas sim de um movimento oposto ao do símbolo. Do grego, diabólico seria a junção de “Dia” (longe, distante, fora de) + “Bolós” (levar, movimentar, trazer, bailar), ou seja, dividir, separar, levar para longe. Saiba +++ .
2) Reportagem – “DÓRIA I, Imperador de São Paulo”: O Governador João Doria está cada dia mais agindo e se comportando como se o Estado de SP fosse um país independente, separado do Brasil, com soberania territorial e ampla autonomia (administrativa e política). Se é verdade que em uma Federação o poder não é UNITÁRIO e CENTRALIZADO nas mãos do Presidente ou Monarca, também não é menos verdade que os Estados-Membro não são “micro-países” dentro do território da mesma Nação Soberana. O modo de Dória governar deturpa a Federação. Desde antes da sua fundação como país, ainda no período colonial, que o Brasil manteve praticamente íntegro e hígido o seu território, com todo o seu traçado original. Saiba +++
3) O Poder do Mito: A gente começa a vida e a nossa história de vida, pelo Imaginário dos outros – o ideal. Nascemos dos sonhos e das histórias dos outros. E para sobrevivermos precisamos num primeiro momento sermos imaginados e de nos apoiarmos (rito) no imaginário e nas histórias de nossos antepassados – a nossa base. Os bebês chegam a esta vida sem defesas imunológicas suficientes para protegê-los de tantos vírus e bactérias e também sem mecanismos de defesas para o seu frágil ego. Mas em contrapartida, chega a esta vida com um imaginário individual riquíssimo, que pouco a pouco será recheado pelo imaginário familiar, grupal e coletivo. A neo-psicanalista Melaine Klein, entendeu bem como o Imaginário de um bebê funciona – um oceano de imagens e emoções, ainda desconectado com o real. Um bebezinho faz uso todo o tempo do seu Imaginário e então imagina que tem uma mãe boa, que o alimenta deixando-o feliz e tranqüilo. Mas em outro momento imagina que tem uma mãe má, que o deixa com fome e raivoso. Um bebê não tem pensamentos e nem sentimentos elaborados. Saiba +++ .
4) Democracia “Faz-de-Conta”: Democracia ? A república do Brasil em seus 131 anos de história (1889-2020) teve apenas breves lapsos de democracia. Na maior parte do tempo vivemos e convivemos c/ governos corruptos, movimentos libertários q invariavelmente terminaram por conta de traições, dinheiro e interesses pessoais. Estamos depositando grande fé e esperança no atual GOV. com Ministros profissionais e Presidente NÃO alinhado c/ a Corrupção endêmica. Como não sou um professor de História, não vou ser nem tão preciso e não tão detalhado quanto seria ideal à uma questão desta relevância. Mas enfim, não bastassem as enormes imperfeições da “Democracia: Faz-de-Conta do Brasil”, onde há imperfeições estruturais e a necessidade de: 1) Reforma Política (redução da represent. parlamentar, redução de custos, regras federativas – proporcionalidade, N. de Partidos, currículo e idoneidade dos candidatos); 2) Reforma Ética (Lei da Ficha Limpa, Fim do Fórum privilegiado p/ parlamentares e agilidade jurídica); e 3) Gestão / Governança (uso do $$$ público, licitações públicas c/ regras limpas, obras públicas c/ Projeto / Prazos / Custos acessíveis na internet). Saiba +++ .
E considerando a época de Pandemia pelo vírus chinês recomendamos a leitura da série (5) “Insolamento Social“, do artigo “Pandemia ou Pandemônio” e “Amigos uma Vacina contra CoronaCrises” .
- Tagged: #Artigo142ja, #Bolsonaro2022, #CidadaniaAtiva, #foraMaia, #foraPT, #foraSTF, Amigos, Artigo 142, Constituição Federal, Coronavírus, democracia, Diabólico, Ética, Jaqueline Cássia de Oliveira, João Dória, Marcelo Molnar, Moral, Prada, Simbólico, Símbolos
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários