Sementes Tecnológicas do Amanhã tratará sobre a realidade de empresas Startups de Tecnologia q estão sendo cooptadas ainda embrionárias. Esta ação ocorre com suporte de grandes Fundos internacionais apoiados por profissionais daqui que se autodenominam “Investidor-Anjo” – mas na real, são intermediários q “só buscam lucros rápidos”. Muitas vezes acabam comprando valiosos Projetos a preços irrisórios. Restando aos idealizadores dos bons Projetos e empreendedores, a falsa sensação de sucesso por conta de ganhos $$$ financeiros imediatos, rápido crescimento da empresa, carros novos, etc … Imagino que o mesmo ocorra nos principais pólos de tecnologia do país, mas nosso campo de observação é a GrandeFpolis / SC. Por aqui estes fatos começaram a ocorrer de forma mais light em 2005 e; de forma mais agressiva, a partir de 2011 – chegando ao auge nos anos de 2014 a 2017.
Sementes Tech – Algumas considerações relevantes
A) Crise de Liquidez Corrente – embora esta talvez seja a principal ansiedade do empreendedor e/ou pequeno empresário, é vital reenfocar a questão e colocá-la numa perspectiva técnico-financeira. NÃO é nada bom para os negócios tornar “o fluxo de caixa” e a “liquidez corrente” como os pilares da gestão de uma Startup de Tecnologia. Talvez seja a causa primária da busca de investidores “fora de um bom timing”, ou seja, antes do Projeto estar com o Protótipo redondo e funcionando; seja por conta de um vácuo deixado pelo MCTIC – Minist. da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Ministro Kassab), pelo FINEP – Financ. de Estudos e Projetos (ligado ao MDTIC) e suas Agências regionais que parecem + interessadas em financiar os grandes Projetos Internacionais do que as PMEs, EBTs e Startups nacionais. E é claro que com o BNDES e seus Agentes não podemos contar, por conta de “grandes corrupções”.
Vale lembrar que os índices de liquidez indicam a capacidade de uma empresa para honrar seus compromissos, sejam eles de curto prazo ou de longo prazo. Para chegarmos aos índices desejados, temos q extrair os dados do balanço patrimonial. Liquidez Corrente: Índice q corresponde ao cumprimento das obrigações de curto prazo, utilizamos os dados do ativo circulante (caixa, banco, duplicatas a receber, estoque, etc.) e do passivo circulante ( duplicatas a pagar, fornecedores a pagar, empréstimos de curto prazo, etc…). Em caso de abalo neste quesito tente resolver criativamente o problema (Ex. parcerias PJ, amigos, …) antes de recorrer à Bancos e/ou Investidores.
B) Fundamentos da Nova Economia – no e-book 3 (pág.s 11 a 19 / resumo de nosso Livro) – que é uma síntese do seu Capítulo II, foram desenvolvidos os conceitos e abordagens das 06 Bases-Conceituais de A a F, relevantes à gestão de empresas de tecnologia no século XXI. Inicia no Conceito 03 do conjunto dos 12 principais. O desenvolvimento destas idéias / conceitos, ao confrontarem o Item A (acima), acreditamos que possam gerar um pensar “fora da caixa” – ao líder e gestor da Startup.
C) Estratégias de Valor – nas páginas 20 a 25 do e-Book 3 há um bom resumo de nossas idéias que se ampliam com a Tese de Doutorado / USP, de Mário César de Mattos Milone (2004) e do artigo de 2005, da revista IstoÉ Dinheiro, escrito pelo Sr. Eduardo Tomiya. Teorias e práticas que também se contrapõem à visão míope do Item A.
Enfim, não consideramos uma “Boa Prática” o que vem ocorrendo na APL Eletro-Eletrônica de Fpolis/ SC, tampouco no Sistema Econômico Local (ver pág. 14 do e-Book) estruturado em torno de UFSC / Fund. CERTI / FIESC / ACATE. Pois, em nossa visão, os bons Projetos de Tecnologia com hardware embedded estão minguando, está havendo uma focalização em torno de aplicativos / App´s (software) e uma concentração de capital / renda em torno de alguns poucos e grandes players. Ou seja, há uma grande “desatenção estratégica” dos líderes, se considerarmos a frase acima: “A ciência de hoje será a tecnologia do amanhã”. Atenção Sr. Kassab ! Atenção MCTIC e FINEP ! … pensem no seguinte exemplo: “Uma quantia no valor de R$ 1,3 mi (= U$ 400 mil) , na maioria das vezes, é inócua aos problemas de grandes projetos. Mas U$ 40 mil disponibilizado para 10 Bons Projetos de Startups de Tecnologia, gerariam R$ milhões de retorno à sociedade e ao Gov.”. Lançado o Desafio !? Experimentem criar Linhas de Microcrédito à baixos juros às Startups, PMEs e EBTs !
O Post com o título de: “Startup hoje. Amanhã EBT” é um caminho para quem desejar saber +++ sobre a atual temática e queira ter acesso ao nosso Livro de 2010: “Gestão de Empresas de Base Tecnológica”.
- Tagged: #gestaoebt, ACATE, BNDES, CERTI, e-book 3, Eduardo Tomiya, Edward Teller, FIESC, FINEP, Gilberto Kassab, hardware embedded, Investidor-Anjo, Kassab, Liquidez Corrente, Mário César de Mattos Milone, MCTIC, Microcrédito, Projetos de Tecnologia, Sementes, Sementes Tech, software, Startup, Startups, UFSC, USP
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários