Pelo convívio e por inspiração de minha filha Bianca, formada em Naturologia Aplicada, acabei tendo acesso aos 2 tipos de medicina, ora citados. A primeira foi a Medicina Antroposófica e a segunda a Ayurvédica.
MINHA VISÃO E EXPERIÊNCIA PESSOAL:
Vou emitir minha breve opinião sobre ambas, a partir das experiências que tive. As duas realmente apresentam resultados positivos sobre a saúde, com a vantagem de de utilizarem de princípios naturais em suas abordagens, formulações e medicamentos (fitoterápicos) . A medicina Antroposófica (origem: Alemanha) – http://www.sab.org.br/med-terap/art-kaliks.htm , com mais de 70 anos (no mundo) está mais acessível aqui em Florianópolis e as medicações, em geral da Welleda, são mais disponíveis assim como o acesso a profissionais médicos.
MEDICINA MILENAR INDIANA E CHINESA:
A medicina Ayurvédica, que é indiana e milenar, tem inter-relação com a medicina tradicional chinesa, assim como também a Antroposofia tem algumas bases na medicina tradicional e na Ayurvédica. O médico e guru da autoajuda, Deepak Chopra já citado em outros Posts, é um dos grandes divulgadores desta nova (para nós) medicina. Como está menos acessível há um [TOP ANEXO], interessante, retirado de uma revista.
MEDICINA OCIDENTAL:
A medicina tradicional ocidental, com uma farmacologia imensa, tem o seu valor em alguns casos de doenças mais graves e já instaladas. Considero que as 2 medicinas citadas são muito interessantes como saúde preventiva. Entre pontos positivos estão sem dúvida a não existência de efeitos colaterais nos medicamentos, a consideração de pessoa como um todo (sistêmico) e o efeito preventivo e mais duradouro das terapias. O grande ponto negativo é que, por conta dos Planos de Saúde não as considerarem em sua estrutura de serviços; nos obriga a fazer tratamentos particulares, que saem caros.
CONCLUSÃO:
Cabe lembrar que no título, na expressão: “2 novas medicinas”, há uma pequena ironia, pois ambas já são bem antigas – uma delas com mais de 6.000 anos e a outra, embora o Rudolf Steiner tenha criado sua metodologia a mais de 70, possui bases e princípios muito antigos. Assim, esperamos que a ABRANA, a ABMA e a ABA, respectivamente Associação Brasileira de Naturologia, a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica e a Associação Brasileira de Ayurvédica, consigam colocar estas duas novas alternativas de terapias complementares no lugar que merecem, junto aos órgãos da saúde pública brasileira – precisamos evoluir nossa saúde pública, da atual medicina da doença para uma medicina da saúde (preventiva).
- Tagged: ABMA, ABRANA, Associação Brasileira de Ayurvédica, Bianca Kappel, Deepak Chopra, Medicina Antroposófica, Medicina Ayurvédica, Medicina Tradicional Chinesa, Naturologia Aplicada, Rudolf Steiner, Top Anexo, Welleda
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários