out
Ressignificar a Vida é Post que tratará de alguns pontos inadiáveis da reforma pessoal íntima, que todos precisamos fazer; a fim de que se possa enfrentar à forte aceleração de mudanças em curso no séc. XXI. Há necessidade de ressignificar a maioria das áreas da nossa vida pessoal, social, psicológica, profissional e econômica. Isto sem contar às questões ligadas a natureza, a ecologia e a geo-política. A ressignificação é um método que permite às pessoas atribuir novo significado aos acontecimentos de suas vidas, através da mudança de sua visão de mundo. Mas, certamente, tudo inicia-se em sintonia com a antiga e famosa frase / orientação do filósofo Sócrates – 470 a.c., inscrita na entrada do famoso oráculo de Delfos : “Conhece-te a ti mesmo !” . Quem se autoconhece se auto-percebe melhor, sente a si mesmo com maior presteza. Torna-se uma pessoa mais segura de si. Autoconhecimento é um processo que possibilita a elevação da nossa maturidade emocional. O aumento da maturidade emocional conduz à redução do sofrimento psíquico. Menos dor, mais alegria. Nas palavras da psicóloga Adriana Fiúza: “Quanto mais imaturo for o sistema nervoso de uma pessoa maior é a chance de um evento ruim traumatizar esse indivíduo”. O que nos leva a conclusão de que os eventos que se processam em nossas vidas são neutros. A classificação de bons ou maus está na maturidade mental e emocional de quem os observa e por eles passa. Carl Jung complementa dizendo: “O pêndulo da mente se alterna entre perceber e não perceber, e não entre certo e errado”.
Ressignificar e Reinventar-se: …
Pessoas vivem no Brasil e no mundo, uma era de “Desorientação Social” neste início do século XXI. A maioria vive num mundo de pouca fé e esperança em valores transcendentes. Valores humanos estão sendo trocados pelo valor do dinheiro, pelo ceticismo, o ateísmo e neoliberalismo de líderes insanos. Certamente a desorientação social de nosso tempo também tem a ver com a falta da orientação de bons professores e sábios, q hoje foram trocados pelas megacorporações Google, Facebook, Netflix e outras empresas de mídia escrita e falada (rádios, TV e Web). Saiba +++ .
1) Bússolas Pessoais Desnorteadas: é reflexão sobre jovens e adultos do Brasil e Mundo, nos dias atuais. Há dois ditados populares que caracterizam bem esta realidade: “Para quem não sabe aonde ir, qualquer direção ou sentido servem”; e a outra, ao contrário, diz: “Quando se sabe a direção e o sentido, há sempre ventos favoráveis”. Saiba +++ .
2) Reforma Pessoal Íntima: é nossa busca por estabelecer uma linha de reflexão entre as muitas reformas que o Brasil e as empresas necessitam, versus a grande resistência das pessoas contra à evolução natural da vida e da realidade. Em todas as épocas as idéias novas, a inovação tecnológica e as posturas diferenciadas, foram alvo de grandes ódios, revoltas e perseguições. Os visionários, os cientistas e os líderes que estiveram à frente destas questões; sempre sofreram perseguições físicas e psicológicas. Enfim, é vital refletirmos sobre a necessidade de nossa “reforma pessoal íntima”. Saiba +++ .
3) Inconsciente Coletivo: A teoria do inconsciente coletivo de Carl Jung tem alguma utilidade prática ? O próprio Carl Jung disse uma vez que a teoria do inconsciente coletivo é uma dessas ideias que, por ser transcendente e importante, projeta a sensação de ser absurda. No entanto, quando nos aprofundamos nela, começamos a encontrar elementos familiares e até reveladores. Para entender esse conceito de forma simples, vamos analisar uma analogia. O inconsciente coletivo de Carl Jung pode ser entendido como uma base de dados herdada. Como uma nuvem de informação na qual se armazena a essência da nossa experiência como humanidade e que todos teríamos no inconsciente. Ao mesmo tempo, esse inconsciente coletivo seria formado por certos elementos: os arquétipos. Fenômenos psíquicos q são como unidades de conhecimento, imagens mentais e pensamentos que todos temos sobre o que nos envolve e que emergem de forma instintiva. Saiba +++ .
4) Espiritualidade e Religiões: escrevemos em 2018 Post com reflexões que evidenciam o valor e a importância de refletirmos sobre 7 questões-chaves para a vida humana na Terra e no nosso país. Estamos vivendo época de muitas religiões e pouca espiritualidade. Uma época muito materialista e de pouca fé. Uma época de falsos profetas e, muitas vezes, esquecendo Jesus – o modelo de ser humano ideal, com postura ética, moral e fraterna nota 10; o verdadeiro filho de Deus. Saiba +++ .
As amizades, as Emoções, as Relações Humanas e o Amor são questões lúdicas da vida de cada um de nós. Vivemos um momento da história mundial que estes aspectos estão muito afetados. Sobre relações humanas surgiu a variável “Redes Sociais” (Facebook, Instagram e WhatsApp) o que, certamente trouxe consigo fatos novos e impactantes. Assim impactamos os aspectos lúdicos da vida com uma “modelagem artificial” embalada pela Sociedade de Consumo alicerçada sobre a internet, o marketing, o dinheiro e muito utilitarismo / pragmatismo. Os afetos, o romantismo e as emoções sobre coisas singelas, tais como: amizades verdadeiras, ação solidária, mimos (presentes) simples, conversas sem objetivo de networking, reciprocidade, etc … estão sendo substituídos pelo “ganhar algo em troca”, pelo “semear uma oportunidade”; enfim estamos na era das relações rápidas, por interesse e, em geral, pobres de emoção. Saiba +++ .
- Tagged: Adriana Fiúza, amizade, Amor, Carl Jung, emoções, facebook, Google, Jesus, Netflix, Oráculo de Delfos, Relações Humanas, Ressignificar, Sócrates, Whatsapp
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários