Narrativas Disfuncionais Modernas é nossa forma de alertar milhões de pessoas que se deixam levar (enganar) por políticos populistas / corruptos, por Youtuber´s mal intencionados e pela Grande Mídia c/ seu “canto de sereia” (narrativas disfuncionais) baseados em conceitos da 1ª. metade do séc. XX q são as teorias utópicas do: Marxismo, Comunismo, Socialismo e seus derivados. No final do séc. XX (anos 90) e início do XXI, quando surgiram também as teorias disfuncionais do Neoliberalismo (Collor e FHC), novamente do Comunismo / PT e a volta Neoliberal (2012) com o nome de Globalismo e Nova Ordem, de George Soros & Amigos. Leiam Post sobre esta problemática. O que queremos dizer com a palavra “disfuncionais” ? Funcional é algo que está testado, ajustado e que funciona. Disfuncional é o contrário disto. Duas questões: 1) Países como os EUA, Inglaterra e Brasil não tem tradições socialistas, pois são países conservadores (cristãos) e onde as Leis de Livre Mercado e da Oferta e da Procura são predominantes. Assim, querer implantar ideologias fora das tradições judaico-cristãs e capitalistas, é algo totalmente disfuncional, além de ir contra as Teses da Pós-Modernidade de Zygmunt Bauman; 2) Há medicamentos eficazes p/ tratar COVID-19 desde os primeiros sintomas, negar tratamento precoce é condenar pessoas à morte. Enfim, estamos no século XXI, em 2020 / 21, numa Era Pós-Moderna q exige reflexões, posturas e atitudes novas, lógicas, funcionais, moral e espiritualmente corretas.
Narrativas Disfuncionais: Algumas Reflexões
1) Intriga e Narrativa. Duas operações da Imaginação Social: Artigo onde o pesquisador Ernesto Mora examina a hipótese de que a narrativa e a intriga devem ser entendidas como dois conceitos diferentes no interior da teoria narrativa contemporânea. O argumento principal para sustentar essa distinção consiste na ideia de que tanto a narrativa quanto a intriga são operações cognitivas com fins específicos para diversas atividades humanas, especialmente, para a imaginação social. Tal distinção, aparentemente óbvia, é largamente negligenciada nas várias correntes atuais da teoria social q fazem uso do termo narrativa. Ao fazer isso, essas correntes limitam a análise dos potenciais cognitivos reais e verdadeiros dos discursos. Saiba +++ .
2) Narrativas Modernas Fascinadas pela Imagem: Artigo da Dra. Marília Rothier, pesquisadora e professora da PUC-RJ, que aborda alguns exemplos destacáveis de narrativas brasileiras experimentais, que permanecem quase desconhecidos até hoje. O objetivo deste artigo é lê-los pela perspectiva contemporânea, enfocando especialmente o fascínio com as imagens visuais, que se mostra como sua característica principal. As amostras de ficção em prosa em análise foram escolhidas dentre os exercícios literários de Mário Peixoto, o cineasta de Limite, na obra do poeta Jorge de Lima e no acervo variado dos textos de Lúcio Cardoso. Na parte final de seu longo e interessante artigo (16 fls.), a pesquisadora em algumas de suas conclusões diz: “Foi o entusiasmo pelo progresso modernizador que levou Oswald de Andrade a afirmar que “a massa” ainda comeria o “biscoito fino” de sua fábrica. Os circuitos ampliados de produtos culturais obrigaram os artistas a negociar seu projeto estético com a expectativa do povo consumidor. Daí surgiram os sucessos de crítica e de público, pois é pela quantidade que se apura a qualidade”. E foi além em sua análise ao relatar que: “Com toda a perspicácia na tomada de posições políticas, os modernistas aderiram a certo elitismo das vanguardas e só se interessaram pela cultura de massa como matéria para paródia”. Saiba +++ .
3) Atores e Figurantes Empresariais: Reflexão pós“Reforma Trabalhista” – entre aspas – pois foi feita às pressas pelo Temer / MDB) ), com terceirizações em larga escala. Como nossas escolas e universidades não estão qualificando nossos jovens nas áreas de: empreendedorismo, gestão e negócios; no Brasil atual, está criando-se uma classe de trabalhadores com perfil de figurante empresarial. Atores consideramos àquelas poucas pessoas que conseguem criar e implementar Projetos que estejam dentro do script planejado para sua vida: da sua real vocação. Saiba +++.
4) Vidas Sólidas num Contexto Líquido: Artigo onde, ao mesmo tempo que criticamos, tentamos explicar um pouco, a complexidade do mundo atual. Em nossa vida familiar, em nosso trabalho e em nosso viver social; a realidade apresenta-se com aparência sólida, quando na verdade está tudo mudando o tempo todo. E talvez por isso muitos estão sentindo-se desnorteados – em busca de um norte que, a exemplo dos icebergs, derretem-se o tempo todo. Hoje, segundo Zigmunt Bauman, vivemos na modernidade líquida e na sociedade pós-industrial do consumismo, e a passagem da sociedade de produção para a sociedade de consumo foi uma coisa muito poderosa e importante. Mudamos o foco da construção das bases do poder da sociedade sobre a natureza para o contrário: para a cultura do imediatismo, do prazer, da individualização, de identificar a visão da felicidade com o aumento do consumo. Saiba +++ .
Recomendamos que curtam as centenas de Posts nas Abas “Qualidade de Vida” , “Trabalho e Vida” e “Reflexões” de nosso Blog ou em nosso Canal Youtube .
- Tagged: Carlos Drummond de Andrade, Collor, COVID-19, Disfuncionais, FHC, Lúcio Cardoso, Marília Rothier, Mário Peixoto, MDB, Narrativas, Oswald de Andrade, Pós-Moderna, Reforma Trabalhista, Temer, Zygmunt Bauman
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários