Não acredite em tudo que ouves … Não diga tudo o que sabes … Não faças tudo o que podes … Não gaste tudo o que tens
Porque:
Quem diz tudo o que sabe, // Quem faz tudo o que pode, // Quem acredita em tudo o que ouve, // Quem gasta tudo o que tem;
Muitas vezes diz o que não convém, // Faz o que não deve, // Julga o que não vê, // Gasta o que não pode.
Provérbio Árabe
A imagem utilizada é do filme “Lawrence da Arábia – O cinema de David Lean jamais deve ser encarado como um simples filme. É uma experiência cinematográfica de grande complexidade, unindo imagem e som para uma catarse cinematográfica.
Lawrence da Arábia é o ápice dessa combinação. Ao mesmo tempo que dialoga com cinema de entretenimento e massa (nas brilhantes sequências de ação e trilha sinfônica que pontua o sentimento do espectador), nega todas as construções pré-estabelecidas do gênero: não há marcação temporal ou letreiros, não há propriamente um “clímax”, mas sim incursões psicológicas construídas com pequenos e marcantes diálogos – uma frase diz por páginas de roteiro.
Se já é magistral em sua forma escrita, na imagem os detalhes pontuam planos de impacto quase onírico de tanta beleza. Do fósforo que se transforma no sol, da miragem que vira Omar Sharif, da fumaça que cobre a câmera: há um brilhantismo técnico e um esmero com cada sequência, potencializando toda o clima de espetáculo. Peter O’ Toole também foi brilhante e ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante , um dos 7 que o filme faturou.
- Tagged: Acredite, Lawrence da Arábia, Omar Sharif, Peter O' Toole, Provérbio Árabe
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários