Mundo Moderno, Estresse e Complexidades tem a ver com o estilo de vida do mundo moderno, baseado em trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, pagar contas, tomar decisões a cada momento. Estamos entre 14 e 19 horas por dia, lidando com surpresas e desafios. Num cotidiano de inúmeras jornadas vivido por grande parte dos brasileiros e de outros vários países, enquanto o tempo se torna cada vez mais fracionado, o estresse se multiplica. Mas será que este é, de fato, o grande vilão dos tempos modernos? A vida está complicada demais. É muita senha para decorar, muita lei para seguir, muita conta p/ pagar. É muito trânsito. Muito carro na rua, disputando espaço com caminhão de lixo, e é também muito lixo na calçada à espera de alguém q o recolha. É muito risco, muito crime, muita insegurança. É muito partido político, e nenhum deles parece minimamente interessado nas coisas que são importantes para você. É muita opção de trabalho, mais do que em qualquer momento da história, e ao mesmo tempo é muito difícil encontrar um trabalho que faça sentido. É muita doença estranha q nunca antes havíamos ouvido falar, e muita gente morrendo disso e muito mais.
Mundo Moderno, complexidades e inseguranças
A) Sistemas Humanos Complexos: Primeiro surgiram impérios vastos (Egito, Mesopotâmia, China, Índia) com maior diversidade de necessidades e papéis sociais (escribas, escultores, cozinheiros, prostitutas). A complexidade foi aumentando. Diante disso, já não funcionava mais o sistema simples de controle direto. Segundo Bar-Yam, existe uma lei universal e sagrada dos sistemas complexos: “a complexidade de um sistema realizando uma tarefa deve ser tão grande quanto a complexidade da tarefa”. Como um faraó é menos complexo do que a sociedade egípcia, não seria possível para o faraó regular e controlar todos os aspectos dessa sociedade. Por isso, foram surgindo hierarquias intermediárias: o mestre de obras para organizar os operários, o capitão de navio para mandar nos marujos, a madame para cuidar das garotas. E a humanidade seguiu ficando cada vez mais complexa, mais intrincada, mais especializada. E, para dar conta disso, as hierarquias foram ganhando mais e mais níveis – diretor, vice-diretor, gerente, subgerente, auxiliar, terceiro-auxiliar do subgerente do vice-diretor.
Quando Bar-Yam tornou-se especialista em sistemas complexos, na década de 1980, esse não era um ramo glamouroso da ciência. Os físicos preferiam áreas ultraespecializadas e achavam o estudo de grandes sistemas uma coisa meio esotérica. Ele insistiu e sua dedicação valeu a pena. No mundo complexo de hoje, Bar-Yam e seu instituto atraem muitos clientes importantes. O exército americano, por exemplo, procurou-o para entender como lutar contra inimigos ligados em rede, misturados à população civil em cidades labirínticas – situação bem mais complexa do que as guerras de antigamente. Bar-Yam também tem trabalhado como consultor na reforma dos sistemas de saúde e educação dos EUA, na estratégia do Banco Mundial para ajuda humanitária e na concepção de grandes projetos de engenharia. Saiba +++ 1 .
B) Qual a diferença entre um estresse passageiro e o estresse crônico ? Se você saiu de casa, está passeando e percebe que alguém está te perseguindo, você acelera o passo, atravessa rua, tenta fugir. Nesse momento suas pupilas se dilatam para você enxergar melhor, seus brônquios se dilatam para receber mais oxigênio. A glicose que está na sua musculatura é injetada à sua corrente sanguínea para você enfrentar ou fugir do inimigo. É uma reação de luta ou fuga. Seu coração entra em taquicardia para mandar sangue para o corpo. Isso tudo é uma reação de estresse agudo, momentâneo e rapidamente o corpo se refaz. Mas é o estresse crônico que conduz o indivíduo às mais diversas doenças de acordo com suas individualidades. Toda vez que passamos por mudanças em nossas vidas nosso corpo precisa se adaptar. Mas como a velocidade das mudanças está acelerada, vivemos em estresse permanentemente.
C) Quais os malefícios do estresse no campo emocional ? Um dos grandes avanços da psiquiatria moderna foi ter relacionado o excesso de cortisol à depressão. Hoje a população vive emoções negativas o tempo todo: a tristeza, a surpresa, o desgosto, a raiva, o medo. Que alegria o brasileiro vive hoje? O Brasil hoje faz mal à população. Não há dúvidas de que se continuarmos assim, a situação irá piorar. Quantos já se suicidaram? Quantos já desenvolveram um infarto agudo do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral? Não temos essas estatísticas, mas podemos imaginar que são milhares. A depressão é uma doença que está incapacitando. Saiba +++ 2 .
Há outros 4 Posts já escritos q complementam a temática atual: “Vida e Sanidade” , “Complexidades do Bem Viver” , “Vida simples. Vida boa” e “Vida Boa , Trabalho e Prosperidade” .
- Tagged: Ansiedade, AVC, Bar-Yam, câncer, Complexidade, Coração, doenças crônicas, Emocional, Estresse, estresse crônico, Estresse Passageiro, Gilberto Ururahy, infarto, medicina preventiva, Mundo, Mundo moderno, Prosperidade, Sanidade, simplicidade, taquicardia, Tempos Modernos
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários