maio
Complexidades do Bem Viver é um tema sobre o ser humano do séc. XXI. Pessoas são complexas e singulares. Às vezes nem conhecemos estas singularidades, outras vezes nem percebemos que deixamos adormecidos por muito tempo dons que nos tornariam muito diferentes do que estamos sendo e, nos favoreceria outra forma de viver. Edgar Morin no livro “Os 7 Saberes necessários à Educação do Futuro”, destaca q o mesmo ser humano da racionalidade é também o da afetividade; é do trabalho, mas é também do jogo, da brincadeira. O ser humano prosaico é também o da poesia. O empírico é também o imaginário. Essas características bipolarizadas exigem, portanto, que saibamos buscar o equilíbrio.
Complexidades do Bem Viver – Reflexões: …
Desejamos q a vida de nossas crianças seja lúdica e agradável e, até empenhamos para garantir no seu espaço diário o tempo p/ a brincadeira e para o jogo, mas não fazemos o mesmo esforço para garantir aos adultos um pouco dessa ludicidade. Assim, para os adultos predomina quase q totalmente, o oposto: o ser do trabalho. E essa realidade de trabalhador quase sempre se vincula ao empírico e ao prosaico, de forma que o ser lúdico, vivaz, do imaginário e da poesia fica quase sempre adormecido. Vários fatores são responsáveis por essa realidade, a começar pela estrutura capitalista que determina quase toda a nossa forma de viver. É o ter que sobrepõe ao ser. Assim uma grande maioria, desfavorecida pela condição injusta de concentração econômica, é obrigada a uma luta interminável para tentar alcançar apenas o essencial para a sobrevivência. Outros, totalmente à margem da sociedade, não possuem nem condições p/ buscar o mínimo necessário p/ uma vida humana e, consequentemente, nem são considerados por grande parte dessa mesma sociedade como seres humanos. E outros na luta incansável de ter muito e muito mais, baseado na convicção de que ter é ser, dispensa todo o seu tempo e suas forças para a acumulação de capitais. Saiba +++ .
Outros 3 Posts nossos abordam esta temática sobre outros enfoques: “Viver Bem é Coisa Rara” , “Amigos transformam o Viver” e “Reduza o Vazio de Viver” .
- Tagged: Bem viver, Complexidades, Edgar Morin, Fronteiras do Pensamento, lúdica, Zenilda Correia Martins
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários