Minha esposa comprou uma “mesa encantada” numa grande loja de nossa cidade. Por que “encantada” ? Porque até ficar na condição da imagem ao lado, esperamos mais de 30 dias por parafusos fixadores que magicamente não vieram junto e dentro da frágil embalagem de papelão, entregue no 4° dia após a compra. Caros amigos, na verdade estou usando metáforas com as palavras “magia e encantamento” para tentar explicar quão ruim funcionou esta venda em termos da comunicação com o SAC da Loja e o SAC da Fábrica – e, dizia-se Certificada ISO.9001, em seus processos (??).
SAC – SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS A CLIENTES:
Não há encantamento nenhum, nenhuma magia, é a pura falta da Qualidade em Serviços que impera no pós-venda. Aliás algo que só tenho visto piorar em nosso Brasil dos MUITOS e-Commerce / internet – Portais enganosos + Correios péssimo !
Voltando ” A Mesa Encantada”, é inacreditável que após a compra no início de NOV. de uma mesa simples, de uma marca renomada, tenhamos passado tantos transtornos (… dezenas de ligações, vários e-mails, um razoável stress e um grande tempo de espera) p/ conseguir após mais de 30 dias da compra – agora em meados de DEZ., usufruir da tal mesa. Tudo isto por conta da combinação de má comunicação, com SAC´s ineficientes e um pequeno conjunto de parafusos – q custam alguns poucos reais – mas que sempre faltam. Em 2010 e 2012, já tivemos 2 outros problemas similares, com outra loja e fábrica, assim sendo, tornei-me um especialista “nestes casos”. PERDERAM o cliente !!!
Quando ocorre este problema surge a seguir o tão famoso “jogo de empurra-empurra”: os montadores dizem que a fábrica não os abastece com peças sobressalentes, as fábricas sempre dizem que enviaram sobressalentes para as lojas (estoques) e as lojas, na real, nunca tem ou tem e não repassam aos montadores. Recomendo a leitura do Post: “6 Fatores de Sucesso na Era dos Clientes”.
A “MESA ENCANTADA” E O PREÇO PSICOLÓGICO:
Este negócio de “mesa encantada” não é um bom negócio, pois geram perdas para fabricantes, lojistas e clientes. Poucos, na Era do Cliente, estão entendendo os impactos do chamado preço psicológico e do custo psicológico – por conta de abalos na credibilidade da marca, no marketing e na perda de clientes. Vale lembrar que o preço é uma das quatro variáveis do composto de Marketing e nele está inserido a idéia de preço psicológico – leiam mais sobre, no artigo de Araújo, Cesar A. A. – link: [TOP ANEXO].
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