20
set
set
Sobre a Economia Comportamental, Dan Ariely, é um autor que usou o seu grande ´sofrimento pessoal´ como um grande insight para suas teorias – explico: “Ele ainda muito jovem, como soldado de Israel, sofreu queimaduras em 70% de seu corpo”. Assim, usando em parte palavras minhas, em parte escritos do seu livro e pesquisas no Google, farei um resumo explicativo das idéias centrais do livro.
ECONOMIA COMPORTAMENTAL:
De grande utilidade para as áreas de marketing, vendas e negócios na Web, no fundo trata-se de um conhecimento relativamente novo, uma ciência nova. Embora sua origem remonta a 1881, quando a expressão Psicologia Econômica foi utilizada pela primeira vez, por Gabriel Tarde, pensador social e jurista francês, embora economistas liderados por Karl Menger, da chamada Escola Psicológica ou Austríaca, tivessem introduzido conceitos psicológicos em análises econômicas. Já no século XX, depois de algumas tentativas de ampliar o escopo da Economia por meio de contribuições psicológicas e de outras ciências humanas, como a sociologia, por esforços de Tarde e de Thorstein Veblen, outro pensador social – estas iniciativas ficaram adormecidas por mais algumas décadas.PSICOLOGIA ECONÔMICA:
Foi apenas durante a 2a.Guerra que um outro pesquisador, George Katona, húngaro que havia emigrado para os EUA, com formação em psicologia, voltou a dar visibilidade a esta área. Mas é na segunda metade do século XX que este campo ganha impulso, com a publicação do livro de Katona, Psychological Economics, em 1975, o prêmio Nobel de Economia de 1978, dado a Herbert Simon, que tinha formação tanto em Economia quanto em Psicologia, e desenvolveu a Teoria da Racionalidade Limitada, e novas publicações, sob a forma de livros e do periódico Journal of Economic Psychology, criado em 1981. Atualmente, a disciplina encontra-se em expansão e em 2002, recebeu outro Nobel de Economia, outorgado a Daniel Kahneman que, junto a Amos Tversky, falecido, desenvolveu teorias sobre percepção e decisões em cenários de risco e incerteza, a chamada Teoria do Prospecto.PREVISIVELMENTE IRRACIONAIS:
As questões “economia comportamental” e a irracionalidade humana tem tudo a ver. Dan Ariely, considera o ser humano e o comportamento das massas “previsivelmente irracional”. Após este rápido passeio histórico retorno a questão da “Economia Comportamental” e ao livro de Dan. Por meio de experiências divertidas e surpreendentes, o autor demonstra que nossa capacidade de raciocínio tem defeitos provocados por forças invisíveis – emoções, relatividade, expectativas, apego, normas sociais – que nos induzem a fazer escolhas previsivelmente irracionais. Assim o livro, além de ajudar a compreender e admirar a complexa beleza da natureza humana nos ensinará, a reconhecer as falhas que fundamentam as decisões que tomamos. Com impactos em análise e estatísticas tradicionais baseadas em ciências como economia, estatística, marketing, negócios, etc. Um exemplo disto está sendo a Zona do Euro, por mais bilhões que se injete na economia a “crise de confiança” das pessoas não está passando.SOBRE O AUTOR E ALGUMAS PERGUNTAS-CHAVES:
Dan Ariely é professor de Economia Comportamental do MIT e da Sloan School of Management, é pesquisador do Bank of Boston e bolsista de Princeton. Seus trabalhos já foram publicados nos principais periódicos acadêmicos, no The New York Yimes e no The Wall Street Journal – o citado livro é editado no Brasil pela Campus. PERGUNTAS-CHAVES: Por que é tão comum prometermos a nós mesmos que vamos fazer dieta, mas essa idéia desaparece assim que chega a sobremesa? Por que às vezes nos surpreendemos comprando coisas de que não precisamos? Após leitura do livro, o autor promete ajudá-lo a responder a essas e a muitas outras perguntas que tem implicações nas vidas particular e profissional e no modo como se encara o mundo. Vejam mais detalhes na palestra do autor no TED 2009 [VÍDEO].- Tagged: Amos Tversky, Austríaca, cenários de risco e incerteza, Dan Ariely, Daniel Kahneman, Economia, Economia Comportamental, Ed. Campus, Escola Psicológica, Gabriel Tarde, George Katona, Herbert Simon, Journal of Economic Psychology, Karl Menger, Nobel de Economia 2002, prêmio Nobel de Economia 1978, Previsivelmente Irracional, Psicologia, Psicologia Econômica, Psychological Economics, TED 2009, Teoria da Racionalidade Limitada, Teoria do Prospecto
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários