Estamos derretendo. A postagem a seguir tem muito a ver com as imagens abaixo. Certamente são mensagens úteis ao Brasil e a maioria dos países. Governantes e cidadãos “de Bem” precisam achar pontos de convergência em seus interesses e desejos. É preciso entender os princípios da Nova Economia baseada em intangíveis, em informação, em conhecimento e no “valor da natureza” e dos “negócios sustentáveis”. Substancialmente diferente do pensamento econômico tradicional.
O MUNDO NÃO É PLANO ?
Thomas Friedman tentou nos convencer em seu livro que defendia a globalização. Mas estava enganado, pois o planeta Terra é redondo, sistêmico, ilógico, líquido e estamos derretendo. Assim o sociólogo Zigmund Bauman, como ninguém, tentou explicar-nos o que ele denominou “mundo líquido moderno”.
DERRETENDO – IDÉIAS CENTRAIS DO Z. BAUMAN ?
Num de seus últimos livros “44 cartas do mundo líquido moderno” ele cita que nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartável? Ao escrever crônicas para a revista italiana La Repubblica delle Donne – durante 2 anos, c/ publicações quinzenais, o autor / sociólogo analisou temas como o iPod; o Twitter; o Facebook; o efeito Barack Obama; cartões de crédito e gripe suína. Esse livro apresenta uma seleção de 44 desses textos.
IMPORTÂNCIA DAS REFLEXÕES E DAS NOVAS IDÉIAS ?
As ideias de uma realidade líquida e a imagem dos polos derretendo mostram uma dura verdade. A Terra passará por grandes transformações. Falo isso porque é surpreendente a capacidade do sociólogo Bauman em descobrir significados sob atos aparentemente simples – uma chamada ao celular, a exposição de uma foto no Facebook, um outdoor, a lista de gastos do cartão de crédito. Todos esses fatos que parecem casuais e desconectados se unem para reforçar a aflição do homem no mundo líquido: resgatar sua identidade e privacidade.
UMA ECONOMIA DIFERENTE. NUM MUNDO DIFERENTE.
Radicalmente diferente da Economia Tradicional, onde os Madoff´s (especuladores financeiros), os Eike´s (empresários não-sustentáveis), os combustíveis fósseis (poluição) e a degradação dos ecossistemas ditavam “a moda” e os hábitos humanos. Por conta disto vivemos uma era de stress e depressão. E, por isso, tanto ódio dos EUA contra Edward Snowden, um jovem idealista. Um cidadão do mundo ! Vejam a carta aberta de Snowden – [TOP ANEXO] . Certamente os Gov.s do Mundo ganhariam muito utilizando a competência e inteligência de Cidadãos engajados com a Verdade, com a fé em Deus, com a Transparência e com a Liberdade.
- Tagged: Amazônia, anonymous, Brasil, Edward Snowden, Governo Brasileiro, Madoff, Modernidade Líquida, Mundo Líquido, Políticos brasileiros, Realidade Líquida, Wikileaks, Zigmunt Bauman
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
1
Não há comentários