Na verdade as relações digitais q ocorrem através das Redes Sociais (internet) – Facebook, LinkedIn, WhatsApp e outras ferramentas; diria que são: frias, superficiais e incompletas. São relações virtuais, pouco humanas. Em raras situações há uma reversão deste status. Uma questão que exige muita “Atenção” e “Cuidado” !
Este Post ainda importante, embora originalmente escrito em Set. 2013, está ganhando acréscimos de conteúdo a partir de fatos recentes q levaram uma jovem ao suicídio em Florianópolis, do marido traído q gerou um vídeo q viralizou na internet – expondo caso extraconjugal da esposa, com um amigo num motel e o filme “Os Desconectados” que assistimos recentemente.
REDES SOCIAIS – GERAÇÕES Y e Z:
Escrevo agora este Post pensando nos jovens das gerações Y e Z, principalmente a Z onde as crianças já nasceram com acessibilidade e conectadas na internet, por computador ou smartphones, estudando pelo Google, conversando via Redes Sociais, brincando com jogos virtuais e até realizando um dos atos mais humanos que existe que é namorar. Vejam o que o Juliano Dornelles, um especialista, fala disto via YouTube.REDES SOCIAIS – OS PORQUÊS DOS PROBLEMAS:
Voltando aos adjetivos “frias”, “superficiais” e “incompletas” que usei no início para caracterizar as Relações Humanas via Redes Sociais, explicarei brevemente o porquê destas classificações. Primeiro precisamos explicar a visão universal e, até então aceita, dos fatores que constituem uma verdadeira Relação Humana: a) O corpo fala, através de gestos e expressões; b) O olho-no-olho, a efetividade das relações presencial é inegável; c) A palavra, é algo poderoso que acompanha o pensamento e tem a influência dos itens a e b; d) confiança, é algo construído ao longo do tempo, exige interações em muitos níveis e situações e só se revela verdadeiramente nos momentos de crise, nas relações de poder e em momentos de grande stress; e) Linguagem, Cultura e Costumes, vivemos num mundo multicultural composto por muitas línguas e costumes, logo é uma ficção pensar que pessoas com fortes diferenças nestes fatores venham a estabelecer claras e sólidas relações, de forma virtual, pela internet.5 SINAIS DE RELAÇÕES VERDADEIRAS:
E por falar em relacionamentos sólidos, vale apresentar “os 5 sinais” que John C. Maxwell atribue a relações humanas verdadeiras: 1. PRAZER MÚTUO – “Em relações sólidas as pessoas passam muito tempo juntas só pelo prazer de estarem juntas”; 2. RESPEITO – “Quando você, por um lado, valoriza alguém no relacionamento, ganha respeito em troca. E isso é fundamental”; 3. EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS – “Passar por uma experiência crítica com outra pessoa cria uma ligação mútua. A experiência pode ser positiva ou negativa”; 4. CONFIANÇA – “Confiança é o fundamento de qualquer relacionamento. Se não tiver confiança, você não tem muita coisa da relação”; e 5. RECIPROCIDADE – “Relacionamentos necessitam ser bilaterais. Relações unilaterais são desequilibradas, se tornam instáveis e às vezes doentios”.GANHOS ADVINDOS DAS REDES SOCIAIS:
Quais os ganhos para a sociedade advindo das redes sociais: 1) A colaboração: nunca na história da humanidade houve a geração de forma colaborativa de tanto conteúdo, em todas as áreas do conhecimento e do trabalho humanos; 2) A transparência: graças às redes sociais e a internet muitas verdades foram reveladas de forma oficial (Imprensa e Wikileaks) ou por hacker´s (Anonymous) ; com impactos decisivos em governos, na política, nas religiões e principalmente na imprensa / jornalismo; 3) Networking facilitado: nunca na história foi tão fácil e rápido de montar e administrar uma rede de relacionamentos pessoais / profissionais – para o bem e para o mal. Estamos anexando um vídeo Youtube do filme “Os Desconectados” – MUITO bem produzido e contendo alertas importantes para “Segurança Pessoal no Mundo Digital”. E um pouco + de atualidades sobre a guerra tecnológica e relações entre Facebook x Google. Assim sendo, nosso recado final é o seguinte: “Cuidado. Aprenda mais sobre internet. Não exponha-se demais. Saiba cuidar a si e a sua família, em especial as crianças e os adolescentes. Boa sorte. Abraços !”- Tagged: anonymous, facebook, Geração Y, Geração Z, Google, John C. Maxwell, Julian Assange, Juliano Dornelles, Linkedin, Networking pessoal, Networking profissional, Os Desconectados, Redes Sociais, Relações Digitais, Relações Humanas Virtuais, Relações Interpessoais, Wikileaks
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
1
Não há comentários