Muito além da “Primavera Árabe”, como está sendo denominado o movimento que varreu ditadores em países da África e Oriente, o mix de “jovens + informação + tecnologia + internet”, está definitivamente mudando o mundo. Assim a fórmula que une jovens, internet e tecnologia das Redes Sociais estão mudando o mundo.
JOVENS E INTERNET – MOVIMENTO GLOBAL:
Um movimento global onde as mais recentes notícias dos Estados Unidos / Nova York, falam do “Occupy Wall Street”; em Londres, a repercussão do movimento americano está sendo chamada de “Occupy the London Stock Exchange”, ou Ocupem a Bolsa de Londres (… com o slogan: Nós somos os 99%) e assim, como um “efeito dominó”, as manifestações por “mudança” se alastram pelo mundo iconizada pela máscara usada por um personagem de quadrinhos inspirado no revolucionário inglês Guy Fawkes e popularizada pelo filme: V de Vingança.
JOVENS E INTERNET – GUY FAWKES & JULIAN ASSANGE:
Tornou-se um símbolo dos protestos contra a ganância corporativa realizados em todo o mundo. De Nova York a Londres, passando por Sydney, Colônia e Budapeste, as manifestações têm em comum, além da temática, o estranho adereço, que inclui um bigode e uma barba pontuda. O Portal Terra de hoje – http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201110261134_BBB_80393932 – traz uma interessante reportagem sobre o assunto e a história desta famosa máscara, que o grupo anonymous adotou como face. Enfim, o poder econômico da era industrial é capaz de descapitalizar o negócio do Julian Assange – o Wikileaks – http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/10/24/wikileaks-interrompe-atividades-por-falta-de-dinheiro.jhtm e tirá-lo da web, mas é incapaz de parar os jovens nas ruas, nas praças e muito menos desconectá-los das mídias sociais. Ou seja, estamos na Era do Conhecimento, na Era da Colaboração – é a web com suas milhões de conexões e sem uma governança central, pois segundo Don Tapscott, “A inteligência está na rede”.JOVENS E INTERNET – A INSATISFAÇÃO ANTI-CAPITALISMO É GLOBAL:
Sobre esta conjuntura como um todo (… jovens na rua buscando mudanças) encontrei, numa breve pesquisa no Google, o seguinte e interessante texto: “Indignação faz raiar primavera no oriente” – o estopim foi aceso em 17 de dezembro de 2010, quando Mohamed Bouazizi, um jovem vendedor de rua, ateou fogo em seu próprio corpo, num gesto desesperado por ter suas mercadorias confiscadas pela polícia da Tunísia. A juventude do norte d’África incendiou-se toda com o sagrado fogo da indignação, transformando o calor da imolação de seu herói numa energia radiante, disposta a cremar todo o ranço autoritário da elite opressora, alumiando mentes e corações sedentos de liberdade. Um fenômeno que a mídia denomina “A Primavera Árabe”. E, assim, os africanos dão ao mundo o exemplo da única receita capaz de impor respeito à dignidade humana. E os africanos já foram a preocupação maior de um jovem brasileiro, falecido aos 24 anos – Castro Alves. Mas o poeta dos escravos, viveu o suficiente para proclamar a mesma verdade entre nós, que teimamos em ignorar: “A praça é do povo, como o céu é do condor !” … vejam o [VÍDEO] com Arnaldo Jabor.- Tagged: África, anonymous, Arnaldo Jabor, Castro Alves, Don Tapscott, Filme - V da Vingança, Guy Fawkes, Julian Assange, Mohamed Bouazizi, Occupy the London Stock Exchange, Occupy Wall Street, Oriente, Primavera Árabe, video, Wall Street, Wikileaks
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários