jun
Mundo de Relações é reflexão sobre o momento atual de confinamento, de isolamento e afastamento em nossas relações humanas. Por quanto tempo você está sem abraçar alguém ? Há 1 semana, 1 mês, 1 ano, …? Houve uma mudança brusca na postura e na rotina das pessoas que, de forma geral, nunca precisaram passar tanto tempo presas dentro de casa e longe das pessoas do seu afeto. De repente, os abraços, beijos, a proximidade ao falar em uma conversa presencial se tornaram proibição médica. Até mesmo um simples aperto de mão, tão comum e corriqueiro, ganhou novo significado. Não é preciso realizar grande análise, p/ percebermos que uma das grandes características do nosso tempo – o individualismo; certamente será repensado. Vivíamos um tempo onde a mentalidade do cada um por si era predominante. Cada um fechado em si, voltado unicamente para os seus interesses pessoais. Evidentemente que tudo isso está sobre um forte repensar. Pois agora, estamos buscando fugir deste mundo individualista e, assim nós passamos olhar as outras pessoas como seres humanos. Não como antes, onde o pensamento primordial era o que podemos lucrar, ganhar ou saborear com elas, isto era, o objeto principal de nossos interesses. Consequentemente, na medida em que a pessoa não correspondia às nossas expectativas ou não preenchia mais as nossas necessidades, nós a descartávamos, excluindo-a de nossas relações. Imagina-se que agora haverá um reavivamento dos princípios da tolerância, da solidariedade e da fraternidade.
Mundo das Relações – Reflexões e Repensar !?!
A) E Tudo Mudou !?! : Ninguém pega a mão de ninguém. Ninguém vê ninguém. E as relações sociais se dão por meio da tecnologia. Mas e depois? Quem será a primeira pessoa que você vai querer abraçar quando isso tudo passar? Como você estará depois dessa? “Veio um sentimento que o mundo vinha perdendo … de reflexão sobre o vazio, sobre o correr do tempo. Algo que foi tão negado pela sociedade do consumo. É claro isso vai trazer angústia para as pessoas. Acho um grande despertar”. – (Marcelo Veras – psicanalista) – Saiba +++ .
B) Do Hermetismo p/ um Mundo de Relações: Existem dois mundos, o mundo exterior e o mundo interior. O primeiro é percebido pelos sentidos de percepção externa, já o segundo só é percebido mediante o sentido de auto-observação interna. Os pensamentos, ideias, emoções, anelos, esperanças, desenganos, etc., são interiores, invisíveis para os sentidos ordinários, comuns e correntes, todavia são mais reais que a mesa de refeições ou as poltronas da sala. Em nossos mundos internos, neste mundo secreto, amamos, desejamos, suspeitamos, bendizemos, maldizemos, anelamos, sofremos, somos premiados, etc. Assim como existe um país com seus estados, cidades, internamente também, em um nível psicológico. Nestas cidades, existem áreas mais afastadas onde se encontram agregados psicológicos terríveis, Eus malvados, vilões, reflexo do que existe no mundo externo. Recordemos pois que “Como é em cima é embaixo, como é dentro é fora”. Saiba +++ .
C) Num Mundo de Relações Humanas: A verdade é que a vida supõe relação, convivência, e na maioria dos casos não somos nós que escolhemos com quem conviver. O fato de não escolhermos com quem, não significa que não podemos e devemos escolher como conviver e como lidar com o outro. Se, também, não podemos escolher como a outra pessoa vai nos tratar, nós sempre podemos escolher como tratá-la. No mundo das relações supõe afetar e ser afetado pelo outro. Toda pessoa com quem convivemos nos afeta, isto é, provoca em nós sentimentos ou de acolhida, ou de rejeição, ou de aproximação, ou de afastamento. Outra característica do nosso tempo é a infantilização das emoções. Muitas das nossas atitudes não parecem de pessoas adultas e racionais, agimos como crianças que fazem birra, se jogam no chão ou ficam agressivas sempre que suas vontades não são satisfeitas. Saiba +++ .
D) Relações Humanas e as Forças Mentais: As relações humanas na família, passando aos ambientes sociais e principalmente para os ambientes profissionais, a dinâmica destas interações , são o tema deste primeiro artigo. É um tema da maior relevância, pois impacta em toda a atividade humana do planeta. Saiba +++ . Há muitos anos adquiri e li os volumes I, II e III dos interessantes livros: “Nossas forças mentais – Seu uso e aplicação na vida diária” – escritos por Prentice Mulford e, embora com um português difícil e com prováveis erros de tradução, nos dão boas dicas sobre postura mental e o poder de nossos pensamentos em nossa vida e também na dos outros. Saiba +++ .
Recomendamos que curtam as centenas de Posts nas Abas “Qualidade de Vida” , “Trabalho e Vida” e “Reflexões” – de nosso Blog, ou em nosso Canal Youtube .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, #gestaoebt, amizade, Amor, Coronavírus, COVID-19, força mental, Fraternidade, Marcelo Veras, Maslow, Mundo, Pde. Jair da Silva, Pensamentos, Prentice Mulford, Qualidade de Vida, Relações, Relações Humanas, Solidariedade, tolerância
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários