Tolerancia: Uma virtude vital é uma reflexão sobre esta palavra / virtude / comportamento. O dicionário explica que tolerância é a qualidade daquele que é tolerante. Também menciona a palavra complacência. Tolerante é o que tolera, é o indulgente, o que desculpa, o que respeita a opinião alheia. É uma palavra mágica no dicionário, mas pouco ligamos a ela como tampouco, às vezes, ligamos a coisas tão essenciais à nossa felicidade, à paz interior, ao progresso moral e ao espiritual.
Examinando bem de perto tolerância, complacência, indulgência, descobrimos que, embora tenham estreitas afinidades, são, na realidade, algo diferentes. Não entendemos muito de etimologia, mas nos parece que tolerância tem sentido superior às 2 outras expressões. Entendemos que tolerar é uma atitude consciente, humana, sem restrições, compreensiva, livre de ironias como também de indiferenças. A complacência pode ser um dar de ombros, uma espécie de “não-importismo”, de quem não quer incomodar-se com problemas alheios. Já a indulgência soa como algo irresponsável e conformista como atitude de uma pessoa fraca que não sente em si mesma coragem nem disposição, para discutir problemas – prefere acomodar-se. Assim creio que nenhuma dessas restrições se aplica à tolerância: esta exige compreensão e lucidez.
Tolerancia: Algumas reflexões
Em nosso acervo de posts constam 20 títulos onde a palavra “Tolerância” é encontrada como tag ou palavra-chave. A seguir vamos nos referenciar a 4 destes títulos que acreditamos estar numa sintonia maior com o preâmbulo acima: …
1) Pessoas: Seres Sensíveis – Ninguém melhor do que Charles Chaplin, para apoiar o contexto e o conteúdo do atual Post. Estamos vivendo uma era de alta tecnologia, de muita pressa, de impaciência e de grande intolerância. Assim o discurso de “O Grande Ditador” torna-se atual e extremamente útil para a compreensão de nós mesmos e do nosso atribulado e violento mundo moderno. Saiba +++ .
2) Cidadãos em Risco: 5 Alertas p/ a Vida – Os cidadãos e a sociedade brasileira estão em grande risco por conta do stress social pós-eleições 2014 e 2018, da corrupção generalizada, da desordem política, da impunidade e da lentidão / inoperância de nossa INJustiça. Saiba +++ .
3) Maestria nas Emoções e nos Pensamentos – Post bastante útil e necessário aos dias atuais – muito intensos em adrenalina, no Brasil e no mundo. Enfim, vivemos dias de grandes turbulências. Maestria pode ser definida como a sensação de ter mais controle da realidade, a ponto dessa sensação se tornar um estilo de vida. Assim é possível obter um maior QE – Qualificação Emocional e minimizar a SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Saiba +++ .
4) Tolerância, Convivência e Cidadania – Reflexões que buscam resgatar valores e posturas humanas que estão em baixa após 30 anos de uma quase ditadura socialista / comunista no Brasil. Cidadania, alteridade, tolerância e pluralismo são fundamentos da democracia. Como pensar em liberdade sem cidadania? Como imaginar um Estado Democrático, sem o devido respeito às diferenças? Como cogitar tempos de paz, sem alteridade nas relações políticas, particulares e sociais? Como sonhar com justiça se não existe tolerância ? Saiba +++ .
Este Post foi inspirado após leitura de livro de Hermínio C. Miranda, grande escritor e pesquisador com vasta obra publicada. Além da inspiração da temática tomamos emprestadas algumas idéias (frases) do citado autor. Recomendo tb. a leitura: “Ideias Lógicas ou Ideológicas“ , “Conquista da Liberdade e da Dignidade” e “Democracia, Lobos e Cordeiros“ .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, alteridade, Brasil, Charles Chaplin, cidadania, Cidadaos, complacente, Convivência, indulgente, QE, sociedade, SPA, tolerância, Tolerante, Virtude
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários