Piratas Globais em “Águas” Brasileiras é um título metafórico para fatos graves no dia-a-dia da vida no Brasil. Três questões rondam nosso imaginário e comprometem a saúde e a paz de espírito, nossa e de milhões de cidadãos. O Fato 1 que vamos referenciar tem tudo a ver com “água”: privatização de exploração de petróleo no Pré-Sal x oceano Atlântico. O Fato 2 tem a ver c/ os muitos abusos e absurdos q estão a ocorrer nas bilionárias áreas de Telecom e Energia, à revelia das Agências ANATEL e ANEEL omissas e ineptas, para não usarmos palavra + forte. O Fato 3, também MUITO grave, tem a ver com os Sistemas de Justiça, com a cidadania e as fragilidades da Segurança Física, da Legal e os baixos Valores / Ética. O exemplo deste último fato, ocorreu no grave Crime Ambiental, onde um vilarejo da cidade de Mariana / MG foi arrasado, pessoas perderam tudo e a empresa Samarco / Vale, além de não pagar os valores devidos às vítimas tb. não realizou investimentos p/ a recuperação do “impacto ambiental” ; mas já recebeu Licença para continuar suas operações ( ? ) .
Piratas Privatizados: Graves Perdas & Danos
1) Perda de Território e das Riquezas Nacionais: Acabo de ler o livro do jornalista Pedro Doria – “1565 – Enquanto o Brasil nascia” onde ele relata a aventura e os vultosos negócios de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses. Sempre com muitas negociatas e corrupção como um pano de fundo, onde nossas riquezas como a açúcar, o pau-brasil, o ouro, a prata, as esmeraldas; eram vendidas por pechincha ou até serviam como moeda de escambo para compra de especiarias, roupas, produtos europeus e escravos africanos. O que mudou no século XXI nas Eras FHC e Lula foram os itens na “Pauta dos Interesses” que passaram a ser: Biodiversidade da Amazônia, Nióbio, Ouro e Diamantes (… tb. de sangue – a ex. de Serra Leoa, na África). COMPRA DE NOSSAS TERRAS x IMPACTOS NO AGROBUSINESS: … Vejam a notícia de 01 de março de 2013, da jornalista Érica Fraga / UOL – SP – “China lidera as aquisições de empresas brasileiras” e parece que há o grande Corretor Aloízio Mercadante e o seu filho (pesquisem). Hoje há EMPREENDIMENTOS onde noutro dia (sécs. XVII, XIX e XX) eram vastas extensões de território brasileiro para Agricultura e Reforma Agrária. “Destruição da EMBRAPA” pelo Gov. e por interesses estrangeiros, vejam no Blog do Mário Pires que, em síntese relata: “A situação da Embrapa é muito pior que o imaginado pois os entraves para a Embrapa e outros órgãos de Pesquisa Estatais é o fraco poder de divulgação frente à massificação e o lobby das multinacionais” – Rui Daher. E no RDNews / MT há relatos que 19,99% do Mato Grosso já está nas mãos de estrangeiros, e mais “… corrida desenfreada pelas valiosas terras brasileiras. Especialmente nos Estados com forte vocação agrícola, como Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Neles estão nada menos que 76,13% do total da área nas mãos estrangeiras no Brasil” – Saibam +++ .
2) Altos níveis de Desemprego: No NexoJornal há uma interessante análise: “Por que o emprego não reage no Brasil ?” , por José Roberto Castro / 17 Jul 2018; pois segundo ele, tecnicamente, país já deixou a recessão, mas desemprego segue afetando mais de 13 milhões de brasileiros. Por conta das “Privatizações do Gov. para fazer Caixa p/ sua Máquina Pública MUITO decicitária, gerou-se uma mudança estrutural no mundo do trabalho no Brasil basicamente puxada por 3 fatores: A) o processo de desindustrialização pelo qual o Brasil vem passando, é um movimento estrutural q começa nos anos 90 e q seguiu evoluindo. B) a mudança da organização da produção, com enxugamento de vagas internas, a terceirização e a externalização do processo produtivo; e C) Reforma Trabalhista mal feita que instituiu um contrato que não garante um direito a renda mensal, o que estudiosos chamam de precarização do mercado de trabalho, aprofunda a instabilidade. Isso tira a previsibilidade da renda. Saibam +++ .
3) Perdas na Cidadania, na Saúde e na Educação: Em Julho de 2018 escrevemos o Post: Global Game: Um Brasil Perdedor que foi inspirado num artigo nosso, publicado no jornal “A Notícia” – Joinville /SC, em Out.1999 (ver link ao final) – no auge da era FHC e de suas privatizações (Embratel, Telebras, Eletrobras e outras). Escrevemos o artigo, com um sentido de alerta, exatamente p/ as questões de perda de cidadania e competitividade do Brasil no “Jogo Global”. Hoje, quase 20 anos após – os fatos estão consumados; resultado de um período de péssima gestão pública, Copa / Olimpíadas e alta CORRUPÇÃO q vivemos. Tanto lá, quanto agora em 2018; não temos a intenção de simplificar a complexa realidade. Estamos sim, tentando lançar algumas luzes que melhorem a visibilidade dos cada vez mais estreitos caminhos do trabalho formal. Na nossa metáfora, o ‘’BEM’’ se expressa pela existência de Sáude p/ o Povo e Postos de Trabalho na quantidade e qualidade requeridas por uma população economicamente ativa e pelos novos talentos que buscam o mercado. E o ‘’MAL’’ pela inexistência destes. Dos impactos das Privatizações na área do Trabalho NÃO há o que possamos falar frente a quase 14 milhões de pessoas desempregadas. Mas sobre a Saúde estamos vivendo um caso q só está a ocorrer por conta da Privatização do Telecom brasileiro. Vejam só: “Estou a solicitar o embargo da construção de uma Torre de Celular q estão a instalar ao lado de moradias, de hospitais, de creches, escolas, etc… “Pesquisas indicam q radiação de torres e celulares podem causar câncer” – Prof. da Eng.a Elétrica da UFU, Dr. Luciano Vieira apontou em Livro de 2017, a importância de se retirar antenas próximas a residências, escolas e hospitais. AGORA vejam o que a empresa “Pirata” multinacional Phoenix Tower Participações , com sede nos EUA, fundada 2013. Nos EUA e atua em mais 8 países da América Latina, tem 2 mil torres instaladas”. E para nós cidadãos, sobra o Câncer e todos os outros efeitos colaterais danosos !!! 🙁
4) Invisibilidade do Poder: “Globalização e a Invisibilidade do Poder” é um Post que mostra a grande complexidade das relações entre países, empresas e até pessoas. O século XXI com a força da Internet tornou esta questão ainda mais aprofundada e complexa. Recente material recebido via WhatsApp, cuja a autoria é atribuída ao Le Monde Diplomatique, relata em 12 itens, a sofisticada análise das forças que governam a política do Brasil e, certamente outros vários países ocidentais. O artigo relata que o foco do poder não está na política, mas na economia. Quem comanda a sociedade é um complexo financeiro-empresarial com dimensões globais e conformações específicas locais. Saibam +++ .
5) Perda da Soberania nacional: Vendendo o território, vendendo suas jazidas de metais e minerais, permitindo a destruição de sua biodiversidade, não impedindo o alto desmatamento da Amazônia, não respeitando a saúde física, emocional e espiritual de seus cidadãos, não combatendo com constância e força a CORRUPÇÃO, não investindo em EDUCAÇÃO – o Brasil perde sua moral e a sua soberania perante às nações do mundo. Nosso país está sob MUITO ALTO risco de não ter FUTURO como pátria independente. Lamentável !!! Saiba +++ .
Para complementar o Post disponibilizamos o artigo “Jogo Global: Bem ou Mal ?”– PDF e outros 4 Posts q ampliam a compreensão da temática: “Cobiça, Corrupção e seus malefícios” , “Cidadania sob Constantes Mentiras” , “Cidadania no Brasil dos Generais” e “Privatizar às Pressas” .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, Agrobusiness, Agronegócio, Aloízio Mercadante, Aloysio Biondi, ANATEL, ANEEL, Brasil, câncer, cidadania, Cláudio Tognolli, Daniel Dantas, EMBRAPA, Fausto De Sanctis, FHC, Generais, Global Game, Mentiras, Palmério Dória, Phoenix Tower Participações, Piratas, PMDB, Pré-Sal, Privataria, privatização, Privatizar, Protógenes Queiroz, Romeu Tuma Jr., Rubens Valente, Rui Daher, Samarco, Vale
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários