No empreendedorismo, estão inclusos 3 ingredientes fundamentais ao sucesso dos empreendedores: a liderança, os clientes e a gestão de pessoas. Nas empresas de menor porte, é mais comum o dono do negócio ter de desempenhar estas funções como uma chefia. Mas, não necessariamente, ele consegue liderar seus funcionários. Liderança tem ligação com relações comportamentais. Quem está na chefia, muitas vezes trabalha apenas orientado para resultados. “Quem exige as tarefas no tempo e na hora, com ‘chicote’ na mão (cronograma), é o chefe e não o líder.”
DICA #1: LIDERANÇA
As pessoas seguem o líder, não por causa do cargo que ele ocupa, mas pelo que ele representa dentro da organização. Este foi o grande diferencial do Steve Jobs, ele provocava as pessoas e as inspirava a obter novas idéias, novos padrões e novos possibilidades. Um vídeo mostra isto com clareza a partir de entrevista realizada como ele; bem como com vídeos de personalidades, como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o fundador da Microsoft, Bill Gates. Assista ao vídeo abaixo e entenda como ele transformou o tempo em que vivemos.
+ Vídeo Documentário / Vídeo de Steve JobDICA #2: ATENDIMENTO EXCELENTE AO CLIENTE
Estamos vivendo na Era dos Clientes, onde uma única pessoa irritada é capaz de disseminar sua opinião para milhões de outras, afetando empresas bem-sucedidas ou minando a reputação de uma marca. E como consumidores confiam em outros consumidores, muito mais que em empresas e marcas, o sucesso de uma organização depende de sua credibilidade e agilidade em conquistar a confiança de pessoas que expressam abertamente seu ponto de vista. De acordo com Pete Blackshaw, as empresas têm de reagir criando 100% de credibilidade. E assim o autor indica 6 fatores de sucesso:
#1. Confiança; #2. Autenticidade; #3. Transparência; #4. Atenção ao consumidor; #5. Receptividade; e #6. Confirmação.
Empresas visionárias como o Google, a Samsung, a Apple entre outras, que trabalham no Top da inovação, tendem a não seguir as regras tradicionais do marketing e do autor acima, no que diz respeito a ouvir o cliente. Sobre isto Steve Jobs cunhou 2 frases lapidares que explicam muito bem o modo de pensar e agir destas empresas “high tech”, segundo ele: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas” … “Não deixe que o ruído da opinião alheia impeça que você escute a sua voz interior”. Para maiores detalhes sobre a Era dos Clientes, leia o Post “7 pecados na Era dos Clientes”, no link abaixo.
+ Post: 7 pecados na Era dos Clientes DICA #3: GESTÃO DE PESSOASSteve Jobs certamente foi alguém que como ninguém soube ultrapassar os papéis do capitalista, do dono do negócio – foi alguém que soube identificar talentos e gerir estas pessoas através de uma liderança eficaz: “tirando o melhor de cada um”. Certamente, ele foi um mestre entre os empreendedores. Mas escrevemos este Post, pensando numa NOVA “gestão de pessoas” para os jovens das gerações Y (que hoje estão numa faixa entre 27 e 35 anos) e da geração Z (que hoje estão numa faixa entre 17 e 26 anos). Certamente será um grande desafio às lideranças, gerir as pessoas destas duas gerações, onde muitos já nasceram nativos digitais. Assim é necessário aprendermos a liderar e atingir metas com as pessoas que vivem conectados na internet por computador ou Smartphone, namorando pela Web, estudando pelo Google, conversando via Redes Sociais, sempre muito bem informados e, em geral, dispersivos.
Recomendamos acessar e ler c/ Atenção o Post: “Modelo de Negócio, Propósito e Liderança”, pois o mesmo dá importantes fundamentos as 3 Dicas apresentadas acima.
[TOP ANEXO]:
+ Documentário / Vídeo de Steve Job + Post: 7 pecados na Era dos Clientes- Tagged: Apple, Bill Gates, Empreendedores, Empreendedorismo, inspiração, MicroSoft, Modelo de Negócio, novas idéias, novos padrões, Propósito, Samsung, Steve Jobs, Steve Wozniak
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