6
ago
ago
Há algum tempo atrás separei um texto de administração que me pareceu muito interessante pela forma didática como abordava a questão da “Modernização da Gestão Pública”. Em tempos que o povo está na rua reivindicando mais transparência e menos corrupção achei oportuno publicar este post.
GESTÃO PÚBLICA – MODERNIZAÇÃO:
A modernização da administração pública no Brasil, precisa ainda avançar muito e a passos largos. Como em toda grande obra, existem muitas atividades de preparação que não são realizadas às vistas do público – a fig. ao lado é muito didática. É necessário que se realize um extenso trabalho de diagnóstico das carências, levantamento da situação e de identificação das prioridades, obedecendo rigorosamente as normas internacionais prescritas pelo BID.
GESTÃO PÚBLICA – O BANCO BID:
Um banco que pelo que entendi é financiador, arcando com a maior parte dos recursos (60 a 70%) destes Projetos de qualificação; sendo cumpridos todos os prazos e exigências, devem ser encaminhados os projetos que deverão ser, gradativamente, iniciados com ações em 6 áreas, que abrangem praticamente todas as possibilidades de atuação pública:GESTÃO PÚBLICA – SEIS ÁREAS CRÍTICAS:
1) Reestruturação Organizacional – permite a implantação de novos modelos organizacionais que favoreçam a execução de políticas públicas integradas, baseadas em padrões de transparência, efetividade, eficiência, responsabilidade, participação e controle social. 2) Gestão de Recursos Humanos – devem ser desenhados e implantados modelos de Gestão de Pessoas visando a melhoria da qualidade do serviço público prestado aos cidadãos, assegurando o redimensionamento e desenvolvimento da força de trabalho (formação e capacitação), alternativas de contratação e de remuneração, avaliação de desempenho, organização de carreiras, tendo em vista a necessidade de atender à nova configuração da Administração Pública Gerencial. Será uma ferramenta fundamental para a valorização do servidor público. 3) Modernização do Sistema de Planejamento – realização de projetos para dotar o sistema de planejamento e orçamento de novo modelo organizacional, proporcionando condições e formas de atuação integrada em consonância com as tendências político-institucionais e de gestão pública nos níveis federal, estadual, municipal e modernizar os processos de planejamento governamental, desde a formulação de políticas públicas até o orçamento-programa e sua execução, garantindo melhor gerenciamento dos planos de governo, maior participação da sociedade, transparência e fidedignidade das informações, acompanhamento e avaliação continuados, bem como assegurar a inserção e manutenção do planejamento na cultura do Estado. 4) Tecnologias da Gestão – desenvolver, implementar e difundir modelos empreendedores de gestão pública, englobando qualidade total, participação, controle social, desburocratização, planejamento estratégico, gestão por resultados, gestão do conhecimento, de modo a contribuir para que a administração pública responda de maneira mais adequada às demandas da sociedade. 5) Tecnologia da Informação e Comunicação – projetos visam prover o Estado de tecnologias da informação e comunicação voltadas para a modernização do planejamento e da gestão pública, com modernas e integradas arquiteturas, sistemas, aplicações e capacitação de servidores, para chegarmos à governança eletrônica e à inclusão digital, com foco na qualidade, agilidade, transparência, eficiência dos serviços prestados aos cidadãos. 6) Modelos de Gestão Descentralizada nos Setores de Saúde, Educação e Segurança Pública – elaboração de novos modelos de organização e de gestão destes setores, a partir da compatibilização entre a política dos respectivos setores, as normas e os princípios do gerenciamento público, contribuindo deste modo para a melhoria da qualidade da prestação de serviços aos cidadãos.GESTÃO PÚBLICA – CONCLUINDO:
Como é possível perceber, o objetivo principal deste esforço de MODERNIZAÇÃO é melhorar a forma como o Estado atende seus contribuintes. Fazer com que o cidadão sinta, na prática, que houve uma melhoria na forma como o serviço público é prestado; por profissionais preparados e eficientes, que exercem suas funções com cortesia, utilizando ferramentas modernas e ágeis. Um estado, enfim, que seja digno para seus cidadãos- Tagged: A modernização da administração pública no Brasil, BID, competência, gestao, Gestão de RH, Gestão Descentralizada, Novo Brasil, o gigante acordou, Sistema de Planejamento, Tecnologia da Informação e Comunicação, transparência
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários