Em minha opinião, se não protegermos a educação de nossas crianças e adolescentes estaremos comprometendo seriamente o desenvolvimento intelectual e criativo do Brasil e, por conseguinte o nosso futuro como nação livre e independente.
CRIANÇAS MERCANTILIZADAS:
Não podemos deixar que a sociedade de consumo coloque nossas crianças cada vez mais cedo como consumidores de produtos e soluções que substituam os livros, a tinta de colorir, o lápis de cor, o papel e a caneta por alternativas tecnológicas que tolhem o desenvolvimento da coordenação motora, a criatividade mental e a imaginação. Saimos da condição do “tudo proibido” para a de “tudo permitido”, sem escalas.
O LAPTOP DA XUXA:
Atenção jovens pais! Há um Top Anexo muito bem produzido usando o LapTop da Xuxa como um importante exemplo dos absurdos que são cometidos contra as crianças e os adolescentes deste país. O marketing, a publicidade e os veículos de mídia de massa estão fazendo competentemente o seu trabalho (até porque as normas reguladoras não são claras), mas tenho grandes dúvidas que os jovens pais estejam tendo a mesma competência para “educar” os seus filhos.
EDUCANDO PARA A VIDA:
O que significa ‘educar para a vida’? O que significa ‘educar o olhar’? Como diz Rubem Alves: “Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” Enfim seria muito importante que órgãos como o CONAR – Conselho de Auto-regulamentarão Publicitária, uma organização não-governamental que visa impedir a publicidade enganosa ou abusiva, praticasse uma vigilância constante visando impedir abusos publicitários contra nossas crianças, assim como a Associação de Pais de um colégio deve acompanhar o ambiente escolar dos seus filhos, os tipos de alimentos que são vendidos na cantina (bar) e assim por diante. Então, por enquanto, a censura sobre os BBB´s da vida e outras violências televisivas, passa a ser responsabilidade dos pais – educadores e não dos professores.
SOBRE O TOP ANEXO:
A apresentação PPT postada em anexo, fala muito bem de tudo isto, além de alertar para o erro grave de se colocar televisão e computador no quarto de nossas crianças. A apresentação serve de um alerta para a importância de darmos uma especial atenção e de estabelecer diálogo com nossas crianças (filhos ou não), escutando seus sonhos, suas queixas e esclarecendo suas dúvidas assim que surjam, orientando e educando.
- Tagged: adolescência, CONAR, Crianças, educar, jovens pais, O futuro das crianças, Rubem Alves, Top Anexo, Xuxa
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários