Somos todos psicossomáticos ? Realmente muito esclarecedor o artigo: Somos todos psicossomáticos, publicado na revista Mente & Cérebro / Junho 2013. Nele o autor, o Dr. Wilson de Campos Vieira – coordenador da especialização em Psicopatologia, Psicanalítica Contemporânea e Psicossomática, aborda de forma clara como as somatizações se instalam em nosso corpo e afetam nossa saúde física e mental.
PSICOSSOMÁTICOS – O QUE DIZ O PROF.: …
“… quando as dificuldades enfrentadas são muito intensas ou ocorrem num curto intervalo, sem que tenhamos tempo para nos recuperar, mesmo os mais equilibrados dificilmente conseguem absorver e elaborar os problemas, e o sofrimento se expressa no corpo de alguma forma. Geralmente como uma doença, síndrome, etc…”. Saiba +++ .
A PSICOSSOMÁTICA:
Em 1963, Pierre Marty, então presidente da Sociedade Francesa de Psicanálise, e colaboradores publicaram o artigo O pensamento operatório. A formulação central proposta pela psicossomática é a seguinte: de qualquer forma o indivíduo é afetado pelo problema, se sua mente não o elabora, ele atinge o corpo, o soma, daí o termo somatização. Saiba +++ .
PSICOSSOMÁTICA – DIFERENTES PERSONALIDADES:
A personalidade mais vulnerável à somatizações graves foi chamada por Marty de neurose de comportamento. Nos EUA, alguns anos depois, o psicanalista Otto Kernberg descreveu o mesmo tipo de personalidade, designada borderline, que depois passou para a classificação do DSM-IV. A descrição de Marty, entretanto, continua mais completa por incluir a questão da qualidade da mentalização.
COMO ESTAMOS HOJE:
Enfim, o Dr. Wilson explica que, particularmente, prefere a psicossomática de Marty porque nela o pensamento operatório foi se refinando e dando lugar a diversificações do conceito de mentalização, oferecendo espaço a graduações. Fala-se hoje em pessoas “melhor” ou “pior” mentalizadas.
Mutantes – é uma visão quântica da vida e do ser humano é um post que melhora e amplia a compreensão deste artigo sobre a Psicossomática e suas influências diretas em nossa vida e saúde.
- Tagged: borderline, DSM-IV, neurose de comportamento, o corpo, O pensamento operatório, o soma, Otto Kernberg, Pierre Marty, psicossomática, Revista Mente & Cérebro, somatização, Wilson de Campos Vieira
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
2
Não há comentários