Este Post sobre a Samsung é baseado em fatos reais vivenciados por mim e por minha esposa. Ela possui um bom Tablet Galaxy que agora já está na sua 3ª. fonte. Na substituição da fonte 1, após 16 meses, ela, zelosa, foi a Loja Samsung do Shopping Iguatemi, aqui em Floripa / SC e adquiriu uma peça “original” Samsung p/ ter garantia e não impactar o equipamento e o valor em R$ cobrado em 27 maio, foi = 3 X o valor da mesma peça “não-original” hoje. Faltando 1 dia para acabar o prazo de Garantia de 6 meses dado pela Loja, a fonte 2 deixou de funcionar. É aí que começa a nossa história que fundamenta o título deste Post: “Samsung: Marca boa x Serviço ruim”.
NÓS E A SAMSUNG: …
Na sexta final de tarde, no exato último dia da Garantia (27/11), fomos a bonita Loja no Shopping Iguatemi – Floripa / SC, o atendente sorridente constatou a falha e nos disse que trocas em Garantia só na Autorizada, que abria no sábado (?). Agora vejam a placa 1 na imagem acima. Ou seja, o atendente estava mal informado. Assim, sendo persistente, hoje (segunda – 30/11) fui “ao vivo” na Autorizada e me deparei c/ a Placa 2, circulada em vermelho. E aí me dei conta que: 1) A Samsung é uma marca boa, com serviço ruim; 2) Estamos no Brasil, um país onde as empresas ainda não aprenderam sobre Marca & Branding – vendem um produto de U$ 650, e deixam o cliente insatisfeito por U$ 15, que é o q custa o produto genérico q até poderá acarretar danos ao equipamento; 3) Pelo Facebook oficial da empresa recebi apenas a seguinte resposta: “Olá Sergio, boa tarde, esclarecemos que acessórios que acompanham o kit do aparelho tem a garantia de 12 meses , a partir da data de compra , e para acessórios adquiridos separadamente tem que verificar a política de garantia da revenda, ressaltamos que não existe reparo para este produto”; 4) A Samsung, como várias outras boas marcas q conheço, estão com política e gestão de Serviços, no mínimo, confusas; 5) Inovação no comércio: usando uma comparação do Serviço Übber e Táxis tradicionais, dá para dizer que nossa lojas hoje são os táxis tradicionais – prestam serviços mínimos, quando a Übber das Lojas chegar, os lojistas vão ficar indignados pela perda dos seus bons clientes.
Enfim, decidi escrever este Post p/ achar insuficiente a resposta dada pelo Facebook da Samsung Brasil e, sendo um especialista em gestão, ter tb. identificado a fragilidade dos Serviços da Samsung na minha região mas, pesquisando um pouco, dá para perceber q atinge também outros importantes centros comerciais brasileiros.
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