Processos: Modelagem, Indicadores & Métricas são dicas de Boas Práticas de Gestão para o decênio 2020-2030. Na complexa economia do Brasil, as empresas que não forem competentes em sua Gestão Estratégica / Tática e nos seus Processos Empresarias, estarão fadadas ao fracasso. As palavras-chave da década serão Produtividade, Qualidade, Gestão, Processos e Valor. Por exemplo, ROI: Retorno sobre Investimento e o EVA: Valor Agregado Earned Value Aggregate; serão Indicadores essenciais aos negócios. Ou seja, o tão falado BPM – Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management), metodologia criada nos anos 90 e muito utilizada nos primeiros anos do séc. XXI, está de volta com força.
PROCESSOS: Algumas Considerações Relevantes
1) O que é a Metodologia BPM: Trata-se de uma metodologia de gerenciamento flexível desenvolvida com o objetivo de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos nas corporações. O intuito desta abordagem é alcançar os objetivos das empresas, independente do tamanho, seja pequeno, médio ou grande porte. Isso ocorre por meio da otimização na gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, aperfeiçoar, publicar e controlar processos envolvendo todos os setores. Entre as principais vantagens que podemos mencionar em usar o BPM está a melhora significativa dos processos, que permite com que a organização seja mais eficiente, mais assertiva e mais propensa às mudanças do que aquelas que utilizam um foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional. Saiba +++ .
2) Métricas em Processos e o SLA na Produção & Serviços: A qualidade de um serviço prestado é medida pela satisfação do usuário deste serviço. Esta satisfação é avaliada quando o usuário utiliza o serviço. Atualmente é praticamente impossível oferecer um serviço sem que se diga explicitamente o que se está oferecendo. Usuários modernos “cobram pelo que compram” e somente podem saber se estão satisfeitos se souberem o que estão comprando. Para que uma empresa possa se organizar em termos de equipe e ferramentas para a Produção e o Suporte Técnico, é imprescindível que se estabeleça primeiramente o “Nível de Acordo do Serviço Prestado” – SLA. Regras de prazo, valor e qualidade que exprimem o compromisso entre a indústria e/ou empresa prestadora de serviço e o Cliente. Este SLA deverá orientar tanto a equipe do atendimento quanto o usuário com relação às expectativas de resolução de problemas e o atendimento de demandas. Saiba +++ .
3) Nível de Maturidade dos Processos: O termo Análise da Maturidade é decorrente das métricas oriundas dos níveis do Padrão CMMI, usado originalmente para o desenvolvimento de Software. Seus conceitos estão sendo aplicados em várias segmentos da gestão organizacional. Utiliza-se esse conceito para fazer, em um curto período, o diagnóstico dos processos da empresa, e a partir dele, traçar a estratégia para sua melhoria. Possíveis ações decorrentes do Diagnóstico de Maturidade são: … Redefinição da arquitetura de processos; Modelagem e Melhoria de processos existentes; Implantação de Indicadores e SLA’s; Treinamento Técnico-Operacional; etc … Saiba ++1 . Saiba ++2 .
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