24
abr
abr
Inspirados pelo Dia da Terra ( 22 de Abril ) e também por publicação do nosso amigo Sergio Schmiegelow; que é engenheiro e um estudioso autodidata de cosmologia, além de grande fotógrafo. Decidimos dar vida a este Post-Alerta com o título de “Planeta em Chamas”.
Vamos lembrar que a Conferência de Estocolmo, realizada em junho de 1972, foi o primeiro e o 1° grande evento sobre meio ambiente realizado no mundo. Seu objetivo era basicamente o mesmo da Cúpula da Terra de 1992. Esta conferência, bem como o Relatório Brundtland, publicado em 1987, pela ONU, lançaram as bases para o ECO-92, no Rio.
Ou seja, usando duas datas históricas, podemos dizer q os “Humanos da Terra” estão há 44 ou 24 anos discutindo a salvação de “nosso lar”, que é este belo planeta azul – a Terra. Creio que já perdemos MUITO tempo, agora já estamos “em chamas”. E não podemos esquecer do papel negativo de grandes potências lideradas pelos EUA, pela incompetência / descaso dos Govs. do Brasil e pelo looby da indústria dos combustíveis fósseis, liderados pelo Petróleo.
A QUESTÃO CLIMÁTICA: …
(… texto ORIGINAL do Sérgio Schmiegelow – “tentativa de organizar a polêmica”, publicado no seu Facebook) Aproveitando esta onda de calor, vou tentar (da maneira mais imparcial possível) separar alguns conceitos sobre a questão climática que costumam ser confundidos nas discussões. Antes de chamar alguém de “climate denier”, é interessante definir bem de que “negação” se está falando: MUDANÇA CLIMÁTICA: Mudança nos padrões climáticos globais (temperatura, chuvas, ventos, etc) em relação ao histórico registrado. Há praticamente um consenso na comunidade científica com relação a isto. AQUECIMENTO GLOBAL: Aí começam as controvérsias. Há regiões do mundo esquentando, há regiões esfriando. Me parece até que a atmosfera como um todo está esfriando, mas a superfície está esquentando (informação a confirmar). Seja como for, até a forma de se calcular uma “média global” é controversa. ANTROPOGENIA DA MUDANÇA CLIMÁTICA: Se refere a responsabilizar as atividades humanas como causa das mudanças climáticas. Esta questão é super controversa. Há registros (históricos, glaciares, geológicos, etc) de inúmeras flutuações na temperatura nos últimos (pelo menos) 2 milhões de anos. São 5 eras glaciais “oficiais”, e mais diversas anomalias menores como, por exemplo o Mínimo de Maunder (1645 a 1715). A dinâmica atmosférica é algo extremamente complexo, com inúmeros, e possivelmente desconhecidos, fatores influenciando seu comportamento (vulcões, atividade solar, emissão humana de CO2, etc). Financiando as pesquisas nesta área, temos dois grupos antagônicos muito poderosos: A turma dos combustíveis fósseis e a turma dos combustíveis renováveis, ambos interessados no mercado trilionário de energia. Neste cenário, há grandes dificuldades de se exercer uma ciência imparcial, desinteressada. É uma guerra mais política e econômica do que científica. A transição de combustíveis fósseis para renováveis fatalmente vai acontecer, pois os fosseis estão ficando mais escassos (caros por consequência) e os renováveis mais baratos. Se os fósseis forem considerados (sendo verdade ou não) os culpados pelos desastres climáticos, haverão legislações que desestimularão seu uso, antecipando a mudança do destino do dinheiro. Não estou defendendo nem um lado nem o outro. Só recomendo parcimônia e senso crítico antes de acreditar cegamente em qualquer publicação a respeito deste tema.5 REFLEXÕES DE CARL SAGAN: …
1- O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente; 2- Estamos irrevogavelmente em um caminho que nos levará às estrelas. A não ser que, por uma monstruosa capitulação ao egoísmo e à estupidez, acabemos nos destruindo; 3- A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo; 4- Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar; e 5- O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida. Acessem a “lupa da pesquisa” do Blog, com as palavras “Clima na Terra” e curtam os demais Posts sobre a temática e, em especial o COP21 e o Natureza em Desequilíbrio.- Tagged: Carl Sagan, Clima na Terra, COP21, ONU, Planeta, Sergio Schmiegelow, Terra
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários