Paz e solidariedade, estamos muito longe dela em nosso planeta Terra ! Talvez por isso a Madre Teresa de Calcutá já seja uma beata (2003) e esteja em processo de canonização, com previsão de ocorrer em Set. 2016, além de ter ganho o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Lembro-me da visita do Papa João Paulo II e o quanto ele havia sido tocado pelo espírito superior desta religiosa, embora existam polêmicas sobre a ética desta monja – até pq. sua atuação incomodou muitos. Mas ela, embora todas as forças contrárias na região que atuou, conseguiu deixar um efetivo legado de paz, solidariedade; com uma sólida obra de assistência às crianças, aos pobres e desamparados. Sobre ser ou não ser santa, uma de suas frases enfoca esta questão de forma até irônica: “Se um dia eu for Santa, serei com certeza a santa da escuridão. Estarei continuamente ausente do Paraíso”. Madre Teresa de Calcutá é, sem dúvida, uma pessoa-mito do planeta Terra e do século XX. Abaixo, em suas frases e idéias, isto fica bem evidenciado.
Solidariedade e paz – reflexões de Madre Teresa
Abaixo, destacamos apenas 5 entre dezenas ou centenas de pensamentos e reflexões desta religiosa marcante em sua época, em sua região e exemplar na Terra. Curtam: … 1- “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação”; 2- “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”; 3- “A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração”; 4- “O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso”; e 5- “O ser humano precisa mais de apreciação do que de pão”.
Solidariedade é uma das sementes da Paz
Neste item, vamos nos utilizar do artigo de “A Solidariedade Humana” de Frankc José de Andrade Medeiros – publicado em Out. 2012, no Portal Educação e que traz importantes reflexões sobre a complexidade do tema “solidariedade”. Reflitam ! …. Até que ponto somos capazes de dividirmos o pouco que temos com alguém que nunca nos ajudou ou com algum desconhecido? .. Até que ponto somos capazes de suprimir as nossas necessidades em prol das necessidades das pessoas que precisam mais do que nós? Para quem nunca passou nenhum tipo de privação, essas questões são muito difíceis de responder (pelo menos para a maioria das pessoas), mas para quem já passou por dificuldades que conseguiu superar, é um pouco mais fácil, porque, usando de empatia, coloca-se rapidamente no lugar dos necessitados e percebe como é bom ter uma mão amiga que o auxilie nestes momentos difíceis, ajudando-o a levantar-se. Solidarizarmo-nos com as pessoas, sejam elas de raça, credo ou classes sociais diferentes, é abrirmos o nosso coração para a fraternidade e para a comunhão do amor. É propagarmos um dos mais belos ensinamentos de Jesus, o nosso Senhor: “Amai-vos uns aos outros da mesma forma que vos amei”. A solidariedade humana, portanto, deve superar as mais diversas barreiras que se colocarem em seus caminhos. Deve fazer o bem, sem olhar a quem, porque não basta somente ajudar. Deve-se fazer de coração. Ela nos faz crescer espiritual e moralmente. É tão lindo o sorriso de felicidade de uma criança humilde ao receber um brinquedo de presente! É tão gostoso observarmos nos rostos das pessoas que ajudamos o semblante estampado da gratidão! Deus em sua onipotência legou-nos sabedoria e humildade para nos irmanarmos às causas sociais, fazendo da solidariedade algo prazeroso de se praticar. Infelizmente, hoje em dia, o mundo todo sofre com carência de solidariedade humana dos que podem, mas se negam a ajudar por alguma razão. Os poucos voluntários do amor, por mais que queiram, não conseguem ajudar a todos os necessitados. Na África, por exemplo, as ajudas humanitárias não conseguem chegar aos seus destinos, por causa dos guerrilheiros civis que controlam o país e que saqueiam todas as cargas de remédios e alimentos enviados por pessoas do mundo todo. Resultado: milhares de pessoas morrendo de fome a toda hora neste país. Aqui no Brasil, outro exemplo de covardia, cara-de-pau e falta de punição é o seguinte: Algumas pessoas encarregadas de transportar as cargas de alimentos, roupas e remédios para os necessitados, saqueiam essas em proveito próprio, sem que nada lhes aconteça. As autoridades têm conhecimento, mas nunca fazem nada. Portanto, para a solidariedade humana fazer-se representar em quaisquer partes do mundo com obtenção de êxito, é necessário q os líderes e autoridades mundiais tenham ética e solidarizem-se com os movimentos sociais, ajudando-os e apoiando-os da melhor maneira possível.
- Tagged: Frankc José de Andrade Medeiros, Madre Teresa de Calcutá, Paz, Portal Educação, Solidariedade, Wikipédia
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários