Palavras e a Comunicação Humana é um Post inspirado na música “Palavras”, da banda Titãs. Vivemos numa era de MUITAS palavras escritas e soltas e, POUCAS conversadas e sentidas. As Redes Sociais estão super lotadas de palavras, comentários e poesias anônimas sem nexo; mas é claro que também há palavras bonitas e versos com conteúdo e sentido. Enfim, as Redes Sociais, com apoio da internet, tem aumentado MUITO as palavras escritas, na mesma proporção da diminuição das conversas diretas, do isolamento pessoal e da solidão humana. Mas, os compositores Sergio Affonso e Marcelo Fromer – do Titãs, em uma das estrofes desta bela poesia, em forma de música, disseram: … Palavras não se curam / Certas ou erradas / Palavras são sombras / As sombras viram jogos / Palavras pra brincar / Brinquedos quebram logo.
PALAVRAS e a Comunicação Humana – Reflexões: …
A) Cuidado com as barreiras verbais: Tem palavras também que parecem querer transmitir uma intimidade irreal: “querida, fofa, amigão, meu amor”, fora de contexto. Também incomodam palavras sérias ditam em tom jocoso, gozador: “mestre, poeta, chefinho, doutor, comandante, professor”. Há expressões também que diminuem o valor do que dizemos: “eu acho, pouco, pouquinho” e o uso geral de diminutivos. Esta situação é frequente infelizmente em líderes mulheres, o que pode enfraquecer o discurso. Finalmente, há as palavras e expressões da “moda”, que são tão repetidas, dão a impressão de falta de repertório. Saiba +++1 .
B) Paul Watzlawick e a Teoria da Comunicação: De acordo com a Teoria do psicólogo austríaco Paul Watzlawick, a comunicação humana desempenha um papel fundamental nas nossas vidas e na ordem social, embora não estejamos conscientes disso. Mesmo sem perceber, desde o início da nossa existência, participamos do processo de aquisição das regras de comunicação imersas nos nossos relacionamentos. Pouco a pouco, aprendemos o que dizer e como fazê-lo, bem como as múltiplas formas de comunicação que existem no nosso dia a dia. Segundo este cientista: “Você não pode não se comunicar”. Saiba +++2 .
C) A força da palavra: Prosadores e poetas só existem em função da palavra, do seu poder de dizer. A palavra era adorada como uma divindade entre os antigos – ensina Tassilo Orpheu Spalding, no seu pequeno/grande “Dicionário da Mitologia Latina”. Como a comunicação humana se apoia basicamente na palavra, seja em que idioma for, ela continua a ser o principal elemento da linguagem entre nós: forma que une som e significado, expressão máxima do pensamento. Segundo o mesmo dicionário, a “arte da palavra” supera todas as outras, é uma espécie de ápice da criação humana, o ponto mais alto em termos estéticos que podemos alcançar. Saiba +++3 .
- Tagged: Carlos Ávila, Comunicação, conversas, LENY KYRILLOS, Marcelo Fromer, Palavras, Paul Watzlawick, Sergio Affonso, Titãs, troca de idéias
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários