Foi uma grata satisfação para mim localizar o grande pensador Zygmunt Bauman, autor de um vasto e inteligente acervo de livros e escritos sobre o mundo moderno, o estilo de vida, as relações humanas no mundo atual e as transformações provocadas pelas tecnologias. E, principalmente, seu olhar crítico e não-ideológico frente à estes contextos.
MUNDO LÍQUIDO – ENTREVISTA NA GLOBO NEWS:
O correspondente Silio Boccanera foi até a casa de Zygmunt Bauman, em Leeds, para conversar com um dos sociólogos mais importantes de nosso tempo. Z. Bauman falou muito sobre o “sistema” que hipotecou o mundo: http://g1.globo.com/platb/globo-news-milenio/2012/01/12/zygmunt-bauman-e-a-crise-do-sistema-que-hipotecou-o-futuro/ . Em seu livro “Modernidade Líquida” complementa e conclui a análise realizada em “Globalização: as Consequências Humanas” e “Em Busca da Política”.
MAIS DETALHES SOBRE A OBRA DO SOCIÓLOGO:
Juntos, as 3 obras acima citadas, formam uma análise brilhante das condições combinantes da vida social e política na sociedade moderna. Neste livro, Bauman analisa cinco conceitos que organizam a vida humana: emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade. Ele traça o cenário da mudança desses conceitos na assim chamada pós-modernidade. E discute muita coisa que a gente percebe por aí, mas as vezes nem se pára para pensar.
LIVRO 1 – “AMOR LÍQUIDO”:
Um livro onde o autor investiga de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais “flexíveis”, gerando níveis de insegurança sempre maiores. Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos se conecta.LIVRO 2 – “A ARTE DA VIDA”:
Um livro onde o autor lança o questionamento: O que há de errado com a felicidade? A pergunta pode desconcertar – e é essa a intenção de Zygmunt Bauman; ele reflete sobre os parâmetros que norteiam nossa busca pela felicidade – busca que, muitos concordarão, preenche a maior parte de nossas vidas – http://www.klepsidra.net/klepsidra23/modernidade.htm .
LIVRO 3 – “44 CARTAS DO MUNDO LÍQUIDO MODERNO”:
É um de seus últimos livros, onde cita que nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartável? Essa foi sua intenção quando convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne – publicação de caráter cultural dirigida sobretudo ao público feminino – a escrever cartas comentando aspectos do que o sociólogo chama de “mundo líquido moderno”. Foram dois anos (de 2008 a 2009) em que Bauman escreveu quinzenalmente para os leitores italianos sobre temas como iPod; Twitter; Facebook; Barack Obama; cartões de crédito e gripe suína. Esse livro apresenta uma seleção de 44 desses textos.
UM OLHAR INTELIGENTE E ATENTO AO MUNDO XXI:
Poucos eventos escapam ao olhar atento de Bauman, que apresenta breves e brilhantes análises da vida contemporânea. Surpreende a capacidade do sociólogo em descobrir significados sob atos aparentemente simples – uma chamada ao celular, a exposição de uma foto no Facebook, um outdoor, a lista de gastos do cartão de crédito. Todos esses fatos que parecem casuais e desconectados se unem para reforçar a aflição do homem no mundo líquido: buscar sua identidade. E o sociólogo faz um alerta: apenas unidos poderemos combater os “males sociais”, optar pelo individualismo seria o mesmo que nos preparar para nossa própria biodegradação e reciclagem. Solidariedade e Fraternidade são palavras-chave para este grande pensador contemporâneo.
- Tagged: 44 Cartas, A arte da vida, Amor Líquido, Barack Obama, Busca da identidade individual, cartões de crédito, Ed. Zahar, facebook, Globo News, gripe suína, Inglaterra, iPod, Leeds, Medo Líquido, Modernidade Líquida, News Milênio, Revista: La Repubblica delle Donne, Silio Boccanera, twitter, Zigmunt Bauman
- 2
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
I like this blog its a master peace ! .
Thank you. And keep following us. Hugs!