ago
Moral e Bons Costumes é um Post que tratará de verdades universais, em baixa no Brasil e mundo. Para nossa ajuda, nos apoiaremos num trio de Gigantes do Pensamento Humano: Platão, Aristóteles e Kant. Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano em nível pessoal e dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim ´morales´, cujo significado é “relativo aos costumes”. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.
Moral e Bons Costumes – algumas refleções
1) Qual a diferença entre ética e moral ? A diferença entre ética e moral é que a moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social, já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade. Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se aplica à um grupo, enquanto a ética pode ser questionada por um indivíduo. Saiba ++1 … Saiba ++2 .
2) Moral e Bons costumes, segundo Platão [5]: … – “Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.” – “Julgareis em vão dar grandeza à vossa alma se não fazeis crescer em virtude.” – “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.” – “Onde não há igualdade, a amizade não perdura.” – “Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade.”
3) Moral e Bons costumes, segundo Aristóteles [5]: … – “Os homens são bons de um modo apenas, porém são maus de muitos modos.” – “O excesso e a deficiência são marcas do vício e a observância da mediania uma marca da virtude.” – “O caráter é o produto da série de atos dos quais se é o princípio.” – “Tive pena do ser humano por trás do erro, e não de seu caráter.” – “A virtude moral é uma consequência do habito.Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos,controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.”
4) Moral e Bons costumes, segundo I. Kant [5]: … – “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” – “Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal. – “A «autonomia» da vontade é o princípio único de todas as leis morais e dos deveres que estão em conformidade com elas.” – “O dever é a necessidade de realizar uma ação por respeito, pela ordem moral.” – “Ciência é o conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.”
Já escrevemos outros 4 artigos c/ temática similar: “Ética e Responsabilidade Social” , “Aprimoramento Moral – o grande desafio do séc. XXI” , “Educação – Análises Críticas” e “Ignorância Humana e os Desejos” .
- Tagged: Allan Kardec, Aristóteles, caridade, Costumes, Educação, Espíritas, espiritualidade, Ética, Fraternidade, Kant, Mário Sergio Cortella, Moral, Platão, Responsabilidade Social, Sócrates
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários